Loja da Havan em Lajeado submerge na água e imagem gera fake news

Loja da Havan em Lajeado submerge na água e imagem gera fake news

Imagem aérea do local gerou especulações que a estátua símbolo da marca pudesse ter sido arrastada pela correnteza

Correio do Povo

Cheia do rio Taquari alagou grande área ribeirinha em Lajeado, atingindo também a loja da rede catarinense

publicidade

A cheia histórica do Taquari fez com que a ponte que interliga Lajeado e Estrela, na BR 386, submergisse. Uma loja da Havan, que fica no entorno, também ficou debaixo d'água. A imagem aérea do local gerou especulações que a estátua símbolo da marca pudesse ter sido arrastada pela correnteza, o que não aconteceu.

Os boatos geraram ondas de fake news que chegaram a ser propagadas em portais e redações. Na realidade, a foto foi registrada no pico das cheias, quando a água ultrapassou 33 metros. O monumento ainda não saiu do lugar.

Nas redes sociais, o proprietário da Havan Luciano Hang disse que enviou dois helicópteros para auxiliar à Defesa Civil. Ele também destacou que se deslocará ao RS para ver in loco a situação.

Área central

Na área central de Lajeado, o Rio Taquari invadiu estabelecimentos e a cheia obriga que moradores se locomovam em barcos. De acordo com os bombeiros, a água atinge mais de seis metros na localidade.

O comerciante Paulo Pohl conta que a água chegou ao teto da loja de móveis dele. “Todos os produtos foram perdidos. A água ultrapassou a fachada e alcançou o segundo andar do prédio”, contou.

A vendedora Theillis Gasparotto esperava o namorado que foi em um barco resgatar os sogros na rua Saldanha Marinho. “Eles estão sem sinal de internet e telefone, são idosos. Não temos notícias deles há dois dias”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895