Lojistas projetam crescimento de até 10% nas vendas de Natal no RS

Lojistas projetam crescimento de até 10% nas vendas de Natal no RS

Pesquisa em Porto Alegre revelou que aproximadamente 57% dos consumidores pretendem investir valores iguais ou superiores aos de 2022

Paula Maia

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas estima que este Natal injetará R$ 74,6 bilhões na economia do país

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Está chegando a principal data comemorativa do ano e a pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, estima que este Natal injetará R$ 74,6 bilhões na economia do país. Os dados revelam que os consumidores planejam adquirir em média quatro presentes, com um ticket médio de R$ 138 por presente.

A pesquisa identificou que, além dos familiares mais próximos, como filhos (60%), mãe (48%), cônjuge (44%) e irmãos (28%), um expressivo número de pessoas (64%) planeja presentear a si mesmas durante as festividades, totalizando aproximadamente 104,6 milhões de consumidores.

“O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas. A expectativa do setor é boa e o comércio está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano”, destaca José César da Costa, presidente da CNDL.

As lojas físicas mantêm sua relevância, com 76% dos consumidores optando por compras nesses espaços, especialmente em lojas de departamento (38%) e shoppings (31%). Contudo, as compras online ganham destaque, atraindo 50% dos compradores, o equivalente a 81,4 milhões de consumidores. Dentre estes, cerca de 7 em cada 10 presentes serão adquiridos via internet, com preferência por sites (78%), aplicativos (70%) e até mesmo o Instagram (19%).

A pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre revelou que aproximadamente 57% dos consumidores pretendem investir em celebrações de fim de ano com valores iguais ou superiores aos de 2022. O cartão de crédito é a forma de pagamento mais popular, escolhida por 53% dos entrevistados, independentemente de idade ou gênero.

“Acreditamos que o clima festivo que acompanha as datas deve chegar aos setores de comércio, serviço e turismo como uma oportunidade de comercialização acima da média anual”, ressaltou o presidente, Irio Piva.

De modo geral, a pesquisa da CDL POA indicou uma estabilidade geral na situação financeira dos entrevistados, com 56% relatando que suas contas estão em dia, mas com pouco espaço para economias. Por outro lado, 24% conseguem manter a saúde financeira, reservando parte para economias, enquanto 7% têm reservas satisfatórias. No entanto, 12% enfrentam dificuldades para manter as contas em dia.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) projeta um crescimento entre 9% e 10% nas vendas de Natal.

“Contribuem para a expectativa de crescimento das vendas neste Natal, fatores como o pagamento do 13º salário para funcionários públicos e da iniciativa privada, a redução da taxa SELIC, que possibilita ao crédito ficar mais barato, favorecendo nas compras a prazo, e a queda dos índices da inflação”, destacou o presidente Vitor Augusto Koch.

Por fim, as preferências de presentes segundo o Sindilojas de Porto Alegre mostram que as mulheres preferem perfumes (22%), seguidos de camisas (9,2%) e vestidos (8,2%). Já os homens demonstram preferência por camisas (21,7%), tênis (13,9%) e bermudas (10,8%).

 


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