Luau da Força Jovem Universal reúne milhares de jovens no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Luau da Força Jovem Universal reúne milhares de jovens no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Jovens e adolescentes da Região Metropolitana, Serra Gaúcha e de cidades do interior do Estado estiveram no local para conferir as apresentações de dança, teatro e música, além de palestras e dinâmicas

Fernanda Bassôa

O evento também contou com o “Cantinho do Desabafo”, um espaço desenvolvido por voluntários do projeto HELP que oferece escuta ativa aos jovens que enfrentam problemas

publicidade

Uma multidão de adultos, jovens e crianças lotou os espaços do Parque Eduardo Gomes, em Canoas, na tarde deste sábado, durante a segunda edição do Luau 2024 Levantando a Juventude, promovida pela Força Jovem Universal (FJU). Moradores não apenas da Região Metropolitana, mas da Serra Gaúcha e também de cidades do Interior do Estado desembarcaram de dezenas de ônibus enfileirados no estacionamento do parque para conferir as apresentações de dança, teatro e música. O sol forte e tempo abafado não foi suficiente para afugentar os milhares de fiéis. Ao contrário, motivou o público a dançar livre pelo gramado, embaixo de guarda-sóis e também guarda-chuvas que projetavam sombras aos visitantes da festa.

O encontro, rodeado de alegria, empatia e diversão, além de uma experiência saudável longe de drogas e ocupações nocivas ao desenvolvimento da juventude, também compartilhou conhecimento por meio de palestras e dinâmicas que propagam valores de forma educativa e divertida. A data escolhida para o evento não foi por acaso, pois no segundo sábado de janeiro comemora-se o Dia Nacional da Força Jovem Universal, instituído pela Lei 14.616/23, sancionada em julho de 2023.

Monique Carvalho, 23 anos, veio de Bento Gonçalves junto com outras 40 pessoas para prestigiar o evento. “Nós somos da região de Ouro Verde. Estamos nos preparando para vir para cá há pelo menos três meses porque sabemos que é uma data importante e que faz diferença na vida do jovem. Hoje em dia a juventude não tem muita opção de atrativo. No mundo, hoje, os atrativos são as drogas, más amizades, más influências. Então esse tipo de evento é importante para que ele possa vir a se envolver com algo bom, algo mais positivo e saudável. É uma ação que vai acrescentar na vida dele.”

Moradora do bairro Santa Isabel, da cidade de Viamão, Roselaine Bittencourt, 34 anos, ficou sabendo do evento e veio até Canoas conhecer as atividades promovidas pela Força Jovem Universal pela primeira vez. “Sou uma pessoa que tem um pouco de ansiedade e porque não vir conhecer o projeto e sentir o agir de Deus na minha vida. Estou gostando muito e me divertindo bastante.”

O coordenador da Força Jovem Universal no Rio Grande do Sul, Pastor Régis Carloto, afirma que existe sim uma saída para o caminho escuro e sombrio que muitos jovens enfrentam hoje. “Sabemos que a juventude é o futuro do País e do mundo. Por conta das drogas, da depressão, ansiedade, violência e da criminalidade, muitos acabam se deixando abater. Estamos aqui para mostrar que é possível levantar e lutar com alegria. Sempre existe uma saída, uma alternativa para os problemas e esta é a finalidade do nosso evento. Dizer que sim, há sempre um caminho a seguir.” Segundo o Pastor Régis, o Luau 2024 preconiza a valorização da vida. “A grande mensagem deste dia é: Sim, existe uma saída. Basta acreditar!”

O evento também contou com o “Cantinho do Desabafo”, um espaço desenvolvido por voluntários do projeto HELP que oferece escuta ativa aos jovens que enfrentam problemas de depressão, desejo de suicídio, ansiedade, entre outros conflitos. Palestras contra a ansiedade, lembrando as atividades do Janeiro Branco, que trabalham ações voltadas à saúde mental, também aconteceram no Luau, bem como arrecadação de alimentos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895