Mãe e filha buscam apoio para manter tradição de família em defesa da causa animal

Mãe e filha buscam apoio para manter tradição de família em defesa da causa animal

Saiba como ajudar protetoras com doações de ração, casinhas e outras necessidades dos amigos de quatro patas

Correio do Povo

Francielli (E) segura Luisito, enquanto Luciana acaricia a simpática Dinha

publicidade

O amor pelos animais move as vidas da cuidadora de idosos Luciana Husenann, 52 anos, e da estudante Francielli Husenann Boni, 21. Mãe e filha dedicam todo o tempo livre a cuidar de cães e gatos. Vacinas, castração, ração, casinhas e outras necessidades dos amiguinhos de patas são parte da luta diária das duas pela causa, que é uma tradição de família.

Muitos dos bichinhos protegidos por elas chegaram até a casa onde vivem, no bairro Jardim São Pedro, na zona Norte de Porto Alegre, herdados da mãe de Luciana, a Josefina Terezinha, que faleceu em 2016. “Minha mãe começou a cuidar dos bichinhos em 1960. Quando ela partiu, seguimos o legado”, conta Luciana.

Sem ajuda da Francielli, esta bela história não teria sequência. É o amor de mãe e filha passado de geração em geração que permite que dezenas de cães e gatos sejam amparados. Muitos são resgatados das ruas ou até mesmo são deixados na residência das duas, prática que não deve ser seguida, como faz questão de destacar Francielli, que sonha em ser veterinária.

“Neste momento temos mais de 38 cães e 12 gatos. Infelizmente tem quem deixe aqui, mas abandonar não é o caminho, inclusive é crime”, destaca.

A mais recente adição à família é Dinha, uma cadela de seis meses que chegou há apenas algumas semanas. Entre os membros mais antigos está Carol, uma cadela de 19 anos que é a matriarca da turma.

Além da ajuda da filha, Luciana tem o apoio da veterinária Iara Pereira, proprietária da Zoo Clínica Veterinária para preservar as boas condições dos animais. No entanto, manter tantos companheiros de quatro patas demanda recursos financeiros consideráveis, e Luciana depende de doações para suprir suas necessidades. Ela afirma que o item principal é a ração, mas os gastos com materiais de limpeza e medicamentos também são consideráveis.

Luciana também é uma defensora da castração e afirma que todos na sua residência passaram pela operação. Ela destaca que os últimos quatro procedimentos foram realizadas pela prefeitura, ressaltando a importância das políticas públicas nesse sentido.

Mais de 300 mil nas ruas

Segundo dados do Gabinete da Causa Animal (GCA), Porto Alegre possui uma população de mais de meio milhão de cães e quase 300 mil gatos. Patrícia Martins, secretária da Causa Animal, ressalta que a castração é uma das prioridades da gestão municipal, e o censo realizado, entre julho e outubro de 2023, contribuirá para fortalecer as políticas públicas voltadas para o bem-estar animal.

Sobre as iniciativas legislativas em prol dos animais, a vereadora Lourdes Sprenger destaca a aprovação na Câmara Municipal da castração de 80 mil animais entre 2021 e 2024, e o projeto que prevê mais 20 mil para 2025.

Em 2023, as equipes do Gabinete da Causa Animal realizaram 31.651 castrações, sendo 7.997 na Unidade de Saúde Animal Victoria (USAV) e 23.654 nas Clínicas descentralizadas e na Unidade Móvel Clínico. O investimento do município no ano passado ultrapassou R$ 5 milhões nos procedimentos.

Veja como ajudar

Quem quiser ajudar Luciana com doação de ração, casinhas, medicamento ou consulta em veterinários pode entrar em contato pelos telefones (51) 99378-4619 ou (51) 3361-3624.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895