Músicos da Região Metropolitana arrecadam donativos e ajudam famílias que vivem da reciclagem

Músicos da Região Metropolitana arrecadam donativos e ajudam famílias que vivem da reciclagem

Pelo menos 12 famílias receberam os mantimentos entregues de forma emergencial

Fernanda Bassôa

Primeira ação arrecadou 60 quilos de produtos alimentícios e de higiene.

publicidade

Não são apenas ONGs, prefeituras e entidades assistenciais que estão sensíveis à crise social e econômica que a pandemia do novo coronavírus tem promovido no país e, em especial, nas cidades da Região Metropolitana. O sentimento de solidariedade às famílias que vivem em vulnerabilidade social, que vem tocando a todos de formas diferentes, motivou os jovens músicos integrantes da banda independente Hermano Chiapas, de Esteio, que toca rap metal e samba rock, a promoverem uma campanha de arrecadação de itens básicos entre os próprios parentes e amigos.

O resultado foi a arrecadação de 60 quilos de produtos alimentícios e de higiene, entregues no início desta semana a 12 famílias, em sua maioria sustentadas por mulheres, que atualmente vivem da reciclagem em Sapucaia do Sul.

“Temos uma parceria com os membros da Cooperativa Reciclando Vidas Unidos Venceremos (Cooprevive), desde o início de 2019, quando gravamos lá o nosso clipe Lutar para Viver. A ideia foi contar um pouco sobre trabalhos e pessoas que não são devidamente valorizadas pela sociedade. Desde então, sempre que possível, realizamos ações para ajudar o pessoal da cooperativa, formada, na maioria, por mulheres, tendo em vista a situação humilde em que vivem”, disse o vocalista e letrista da banda, Hermano Tom.

Em função do distanciamento social e isolamento, medidas de restrição impostas pela pandemia de Covid-19 e sem a possibilidade de organizar eventos, a banda resolveu fazer a campanha entre eles. “Arroz, feijão, massa, farinha de milho e trigo, azeite, além de sabonetes. Foi uma ação mais emergencial. Nosso objetivo nos próximos dias é ampliar a campanha e abrir espaço para que parceiros possam reforçar as doações e torná-las mais periódicas. Quanto mais conseguirmos arrecadar, melhor”, comenta Hermano.

Além da musicalidade, outra característica do grupo é a participação efetiva em ações sociais e humanitárias. A banda, que retomou as atividades em 2014, é formada por Hermano Tom (vocal e letrista), Ricardo Costa (guitarra e vocal), Gabriel Fonseca (baixo e backing vocal) e Lasier Machado (bateria e percussão).

A presidente da cooperativa, Mariza Francisco, conta que os mantimentos chegaram em hora muito importante. “Estamos operando com 50% do pessoal, por conta de alguns serem idosos ou apresentarem doenças crônicas. Mesmo assim, encaminharemos os donativos para todos. O momento é difícil. Temos materiais, mas não temos compradores, pois estão todos parados. Temos plásticos, papéis, vidros e muito alumínio estocados aqui e não conseguimos vende-los. É da venda desse material que sai a renda destas famílias, que atualmente estão tendo dificuldades para se manter.”

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895