Maio Amarelo: Conscientização para um trânsito mais seguro

Maio Amarelo: Conscientização para um trânsito mais seguro

A 10º edição da campanha tem como tema “No trânsito, escolha a vida”

Paula Maia

Essa ação mundial de conscientização realiza diversas atividades para sensibilizar os motoristas, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros

publicidade

A Campanha Maio Amarelo completa 10 edições em 2023 e tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. Essa ação mundial de conscientização, com ações integradas entre o poder público e a sociedade civil, provoca diversas atividades para sensibilizar os motoristas, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos mais seguros. O amarelo foi escolhido por ser a cor da atenção, da advertência e da precaução.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS), Mauro Caobelli, a pauta da acidentalidade no trânsito é sempre urgente. E o Maio Amarelo serve como alerta a todos. “A mudança depende do esforço conjunto entre poder público e a sociedade. Ao Detran RS cabe redobrar seus esforços na conscientização, na educação e na fiscalização, que é o que nos compete pelo Código de Trânsito Brasileiro. Mas cada indivíduo que conduz um veículo, também é responsável por promover a mudança dessa dura realidade. Todos os dias é preciso fazer escolhas: usar o cinto, deixar o celular de lado, não beber, dirigir em velocidade compatível com a segurança, nunca forçar ultrapassagem. Essa escolha precisa ser sempre a mesma: a defesa da vida”, pontou Caobelli.

O secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre Adão de Castro Junior lembrou que esse movimento marcou o início da Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretado pela Organização das Nações Unidas. “A primeira década começa em 2011 e termina em 2020. Já estamos na segunda década. Importante destacar que esse mês tem como objetivo chamar a atenção de diversos usuários do trânsito. Precisamos desenvolver a cultura de segurança no trânsito. Trabalhar de forma natural em casa, escola e ambiente de trabalho. As ações são desenvolvidas pelos órgãos que trabalham com esse tema, mas a população precisa comprar a ideia da cultura da segurança no trânsito. O beneficiário sempre será a sociedade. Precisamos disseminar isso como uma questão relevante e prioritária na agenda de todos”, ressaltou.

Durante o mês de maio, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vai fomentar orientações e desenvolver campanhas educativas e preventivas com foco na conscientização no trânsito utilizando como canal as redes sociais e os espaços digitais das praças de pedágio em que administra.

O diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, afirma que o objetivo das ações é colocar luz sobre a conscientização de motoristas e pedestres para que atentem às medidas de prevenção, reduzindo o número de acidentes e, consequentemente, preservando vidas. “Enaltecemos esse movimento, uma vez que a mobilidade está presente na vida das pessoas. No Maio Amarelo 2023, estamos ainda mais unidos em defesa da vida e em prol da segurança de todos que transitam pelas nossas rodovias”, destacou Záchia.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895