Maio Amarelo: passageiros e motoristas de ônibus recebem dicas de cuidados no trânsito

Maio Amarelo: passageiros e motoristas de ônibus recebem dicas de cuidados no trânsito

Ação de conscientização ocorreu no terminal Restinga, na Zona Sul

Felipe Samuel

Foco principal da ação é conscientizar os motoristas sobre os cuidados no trânsito

publicidade

Como parte das atividades alusivas ao movimento Maio Amarelo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou nesta terça-feira ação de conscientização de cuidados no trânsito. No terminal Restinga, na Zona Sul, passageiros do transporte coletivo e motoristas de ônibus receberam dicas de prevenção de saúde, além de aferir a pressão arterial e fazer exame de glicemia.

A iniciativa liderada pela Equipe de Projetos Especiais de Transporte (EPET) da EPTC chamou atenção de Ramon Rodrigues, 56. Ele trabalha como motorista há 28 anos e atualmente opera a linha de ônibus do bairro Restinga Nova. Antes de enfrentar o trânsito, ele decidiu medir a pressão arterial. “Ficou em 14/10. E a glicemia deu 103mg/dl. É normal, porque ainda não me alimentei”, afirma.

Rodrigues reconhece a importância da iniciativa e afirma que nem sempre tem tempo para se deslocar a uma unidade de saúde para fazer exames. Sobre os problemas enfrentados no trânsito, ele avalia que está cada vez pior. “Com essa situação de ter que trabalhar como cobrador também está ficando ruim. Cada vez é mais deveres e menos direitos”, critica.

Chefe da Equipe de Projetos Especiais de Transporte (EPET), Sidnei Garcia da Costa Júnior explica que o foco principal da ação é conscientizar os motoristas. O projeto é desenvolvido desde o ano passado. “Estamos preocupados com a saúde dos motoristas e da tripulação. A gente viu que nessas últimas semanas que ocorreram acidentes com lotação por conta de mal súbito. É nossa preocupação também”, afirma.

Conforme Costa Júnior, além de conscientizar as pessoas a dirigirem com mais cuidado, respeitando as leis de trânsito, o objetivo é mostrar que os motoristas têm a responsabilidade de carregar muitas vidas dentro dos coletivos. “A ideia é conversar sobre essa parte do trânsito e entregar folder com dicas de segurança no trânsito”, diz. A ação já deu resultados positivos no terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil.

“Um motorista foi fazer medição da pressão e estava com 20/18. E ele estava dirigindo o ônibus. É nesse sentido que fazemos ação de conscientização. Outra vez fizemos teste com um motorista que estava com índice de glicemia lá em cima. E estava dirigindo ônibus”, observa, lembrando que é a primeira vez que a EPTC faz a atividade na Restinga. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895