Mais 69 piquetes são autorizados a ingressar na montagem do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre

Mais 69 piquetes são autorizados a ingressar na montagem do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre

Movimento na manhã desta quarta havia aumentado, com a presença de caminhões descarregando materiais

Felipe Faleiro

Ao todo, mais 69 piqueteiros puderam ingressar nesta quarta-feira no parque

publicidade

O movimento de piqueteiros aumentou nesta quarta-feira no Parque Harmonia, em Porto Alegre, após o início da segunda etapa de montagem das estruturas para o Acampamento Farroupilha. Cedo da manhã, operários descarregavam madeira e outros materiais de construção, a fim de deixar tudo pronto para o maior evento do tradicionalismo gaúcho, que ocorre em setembro. Esta é a segunda leva de piquetes autorizada a ingressar no parque, cujas obras de infraestrutura haviam sido paralisadas em razão de uma ação judicial de movimentos ambientalistas, derrubada no último dia 4 pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Hoje, foram autorizados a iniciar o processo de construção 69 piqueteiros. No último sábado, haviam sido 43. Já no próximo sábado, poderão ingressar no Harmonia outros 122, somando um total de 234, superior aos 230 piquetes da edição do ano passado. De Cotiporã, na Serra, o comerciante Júlio Freitas, do piquete da Loja Confraria Crioula, estava começando a erguer a estrutura, onde deverá comercializar itens tradicionalistas durante o evento, o qual participa desde 1994.

“O trabalho está recém no início, ainda temos muitas coisas para fazer. São cinco pessoas aqui ajudando. Acho que o parque passou por muitas modificações, ficou bem diferente”, comentou ele. Os trabalhos iniciam cedo no local e se estendem até o final da tarde. Mais adiante, em outro ponto do parque, Marcelo Souza, morador do bairro Belém Novo, em Porto Alegre, e amigos, trabalhavam na montagem do Piquete Três Irmãos, homenagem a ele e os familiares Márcio e Tatiana. A nomenclatura é recente, de 2022, porém a família é piqueteira desde a década de 1990.

“É importante o cultivo das tradições, por isso, sempre fazemos questão de estar presentes no acampamento. É uma forma também de reunir os amigos”, afirmou Souza. O processo na Justiça atrasou o início da montagem da infraestrutura, que, conforme a programação original da GAM3 Parks, concessionária administradora do parque, começaria em 1º de agosto, mas iniciou, de fato, no dia 5, após a derrubada da liminar que suspendia os trabalhos. 

Para o diretor de Inovação e Mercado da GAM3 Parks, Vinicius Garcia, a montagem dos piquetes segue em clima de “bastante serenidade”. “Tivemos agora um clima bom, sem chuvas, o que acabou nos ajudando por conta deste atraso inicial. Estamos com toda a equipe em campo, junto com a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, orientando e acompanhando os piqueteiros nas suas instalações e fornecendo a estrutura necessária”, observou ele.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895