Mais de 25 mil pessoas usam as três estações da Trensurb que ficaram fechadas

Mais de 25 mil pessoas usam as três estações da Trensurb que ficaram fechadas

Trens voltaram a funcionar na manhã desta quarta-feira

Correio do Povo

Com a retirada da água dos trilhos, o Trensurb voltou a funcionar na manhã desta quinta-feira

publicidade

Depois de três dias com o serviço parcialmente comprometido, a Trensurb voltou a funcionar de maneira normal, porém com possibilidade de atrasos pontuais, no final da madrugada desta quinta-feira, após a reabertura das estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, todas em Porto Alegre.

De acordo com a Trensurb, a média de usuários por dia útil nas estações que ficaram fechadas é aproximadamente de 25,5 mil pessoas. Dentro dos trens, houve o aviso aos usuários por meio dos alto-falantes. Horas depois da liberação, os trens chegaram a ser suspensos de novo, mas foi apenas um susto e logo foram liberados de forma permanente.

Assim, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) encerrou o serviço temporário de transporte coletivo no horário de pico entre a Farrapos, última estação até então disponível aos usuários do metrô, e o Mercado Público.

A suspensão dos trens havia sido motivada pela entrada de água nos trilhos, próximo à estação São Pedro, impossibilitando o trajeto das composições. Ainda na madrugada, a Trensurb anunciou que a enchente havia baixado a níveis seguros, e o trabalho seguinte havia sido o de limpeza do trajeto.

As bombas próximas que jogam água para o Guaíba voltaram a funcionar na tarde de quarta-feira, acelerando o processo de rescaldo, mas com a preocupação com um novo episódio de chuva no mesmo horário.

Os trilhos próximos da estação São Pedro se localizam perto de uma extensa área historicamente alagável, que sofreu com a enchente histórica do começo da semana, a maior desde 1941 em Porto Alegre.

Ao todo, 16 ônibus, dez da empresa Mob, que faz linhas urbanas na Capital, além de seis intermunicipais da Metroplan, faziam a baldeação aos usuários, com passagem gratuita e subsidiada pela Trensurb.

O fechamento temporário das estações causou consequências no trânsito de Porto Alegre e região metropolitana, com aumento do fluxo de veículos nas BRs 448 e 116, que já apresentava problemas por outro acúmulo de água na região de Esteio. A média de usuários em dia útil é de aproximadamente 110 mil em todas as 23 estações

Segundo a Trensurb, o trecho entre as estações São Pedro e Farrapos alagou por volta das 13h30min de segunda-feira. Naquele dia, os equipamentos tiveram de ser desligados por volta das 20h quando a própria casa de bombas também ficou alagada. As bombas permaneceram neste estado até as 6h dessa quarta-feira, quando foi possível religar duas das quatro bombas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895