Mais de 400 pessoas já estão fora de casa em Pelotas e Rio Grande

Mais de 400 pessoas já estão fora de casa em Pelotas e Rio Grande

Lagoa dos Patos está 1,65m acima do nível, segundo a régua que fica no Trapiche

Angélica Silveira

publicidade

A água da Lagoa dos Patos começou a avançar nas áreas ribeirinhas das duas maiores cidades do sul do Estado. Em Pelotas, além do Salão Paroquial da Colônia de Pescadores Z3, a Prefeitura que segue auxiliando as pessoas a saírem de suas casas, deve disponibilizar ainda neste domingo outros dois abrigos públicos, um na área central, outro no Laranjal.

Até ás 22h30min de ontem, 399 pessoas (90 famílias) já haviam saído de casa na cidade. Dessas, 67 pessoas (22 famílias) estão no abrigo, enquanto 332 pessoas ( 68 famílias) foram realocadas nas residências de amigos ou parentes. Sete famílias são do Pontal e 83 da Z3. Os trabalhos de retirada continuam em andamento.

Além dessas áreas, principalmente as regiões do Junquinho e do Cedrinho na Z3, estão sendo removidas famílias das Doquinhas e região localizada sobre a ponte do canal São Gonçalo, que neste domingo estava com 1,98 m acima, dois centímetros abaixo da vazão.

Já a Lagoa dos Patos está 1,65m acima, segundo a régua que fica no Trapiche. Em função dos trabalhos, a Estrada do Engenho, a rua Alberto Rosa, nas proximidades do Quadrado e a estrada que leva ao Pontal da Barra estão bloqueadas.

As equipes da Prefeitura, junto ao Exército Brasileiro e demais forças de segurança, seguem o trabalho de monitoramento e remoção de famílias atingidas nos locais que apresentam potencial de inundação. Alimentos não perecíveis são o principal item de doação solicitado pela Prefeitura neste momento. Os gêneros serão utilizados para abastecer os abrigos que irão receber o contingente de pessoas que precisará sair de suas casas. Cobertores também são bem-vindos.

Os donativos podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua Marechal Deodoro, 404. O Paço Municipal, localizado na praça Coronel Pedro Osório, 101, também é outro ponto de coleta. Ambos estarão abertos neste domingo (5) para receber doações.

O Município orienta que as pessoas que não residem em locais de risco permaneçam atentas às comunicações oficiais vinculadas ao perfis da Prefeitura e da Defesa Civil Estadual. Rio Grande Em Rio Grande, a água segue subindo, algumas ruas do centro começam a alagar, assim como as ilhas da Torotama, Marinheiros e Leonídio. Até este domingo, 20 pessoas tinham saído de casa indo para a residência de familiares.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895