Mais de 600 exames foram ofertados neste mês em Caxias do Sul para diagnosticar o câncer de mama

Mais de 600 exames foram ofertados neste mês em Caxias do Sul para diagnosticar o câncer de mama

Ação marca a passagem do Outubro Rosa

Celso Sgorla

O Monumento ao Imigrante se tornou um reforço na conscientização, ganhando máscaras na cor rosa

publicidade

Para marcar a passagem do Outubro Rosa, Caxias do Sul promove diversas ações para conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Para esse mês, foram ofertados 500 mamografias e 128 ecografias mamárias a mais, se comparado ao mês de setembro. Ao comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o exame preventivo e agendar a revisão das mamas, as mulheres receberão uma máscara rosa confeccionada pelo Banco do Vestuário.

Em 2019, foram registrados 56 óbitos no município em decorrência do câncer de mama, sendo 19 por mulheres acima de 70 anos, seguido por 11 na faixa etária de 60 a 69 anos, e mais 11 entre 40 e 49 anos.

Segundo a diretora técnica da Saúde da Mulher, Vanessa Bosi de Lima Almeida, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que 2020 tenha mais de 66 mil casos novos. "Neste ano, já somamos 15 casos confirmados em Caxias e muitos outros em investigação. Nesta edição da Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) optou em não realizar uma atividade única para evitar aglomerações em virtude da pandemia. Dessa forma, iremos trabalhar com foco nas UBSs, incentivando o autoexame e nas marcações de consulta com intuito de promover a prevenção". Ainda segundo Vanessa, a mamografia deve ser feita anualmente em mulheres acima de 40 anos. Antes disso, apenas em algumas condições especiais.

Os prédios da prefeitura, SMS e Secretaria da Educação foram iluminados na cor rosa. O Monumento ao Imigrante se tornou um reforço na conscientização, ganhando máscaras na cor rosa. Já nos dias 27 e 28 de outubro haverá uma live, a partir das 19h, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que abordará temas como a prevenção, tratamento, cuidados pós-operatórios, imagem corporal e sexualidade, entre outros. A participação é gratuita e o acesso é realizado por meio do site da UCS, mediante inscrição prévia que deve ser realizada entre 22 e 27 de outurbo. As vagas são limitadas.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895