Mais de 7,5 toneladas de resíduos são retiradas diariamente da drenagem pluvial de Santa Maria

Mais de 7,5 toneladas de resíduos são retiradas diariamente da drenagem pluvial de Santa Maria

Serviço de limpeza segue cronograma por meio de rodízio entre os bairros

Agostinho Piovesan

Ação é efetivada também em dias com chuva, visando atender principalmente áreas alagadas da cidade

publicidade

O entupimento do sistema de drenagem pluvial é um dos principais problemas que causam alagamentos em diversas vias públicas de Santa Maria, no centro do Estado, situação decorrente do descarte irregular de lixo. Diante disso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, realiza um trabalho de limpeza e retira diariamente cerca de 7,5 toneladas de resíduos do sistema, número que pode variar conforme o mês.

O trabalho é realizado pela empresa Maximus Desentupidora Ltda, vencedora de licitação. O investimento mensal é de R$ 89,2 mil. A ação é feita também em dias com chuva, visando atender principalmente áreas alagadas da cidade, desobstruindo tubulações trancadas com o equipamento de hidrojateamento. A maior parte dos resíduos retirados são terra, pedras, garrafas, sacos plásticos, latas, entre outros. Após, o material é encaminhado para o descarte correto.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, a limpeza no sistema de drenagem pluvial segue um cronograma por meio de um rodízio entre os bairros ou conforme a urgência da limpeza em determinados locais. “Este é mais um importante serviço realizado pela secretaria, pois o transtorno ocorre principalmente após um período intenso de chuvas, dificultando a passagem de pedestres e veículos em diversas vias públicas da nossa cidade”, observa.

Rosa apela à população para ter mais cuidado com o descarte correto de materiais e lixo doméstico. “Com isso, as pessoas estarão auxiliando a evitar o entupimento dos bueiros e alagamentos em vias públicas e residências”, destaca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895