Manifestantes protestam em frente ao Consulado da Itália em apoio a anarquista

Manifestantes protestam em frente ao Consulado da Itália em apoio a anarquista

Grupo lançou panfletos e atirou rojão no Menino Deus

Felipe Samuel

Grupo espalhou panfletos com uma mensagem de solidariedade ao anarquista italiano Alfredo Cospito

publicidade

O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, localizado na rua José de Alencar, no Menino Deus, foi alvo de protesto de manifestantes nesta quarta-feira. O grupo espalhou panfletos em frente à sede com uma mensagem de solidariedade ao anarquista italiano Alfredo Cospito, 55, preso em regime de isolamento na Itália após ser condenado por crimes ocorridos em 2006 e 2014 e classificados como terrorismo. Os manifestantes também disparam rojões na região. 

O ato ocorre no momento em que o estado de saúde de Cospito se agrava. Ele está em greve de fome desde 22 de outubro. Na Europa, outras manifestações em apoio a Cospito foram mais violentas e envolveram atentados em Roma, na Itália; Barcelona, na Espanha; e Berlim, na Alemanha. O delegado Daniel Mendelski, da 2ªDP, explica que foi um protesto político envolvendo a Itália. “Era meia dúzia de pessoas pela rua carregando uma faixa. Lançaram fogos de artifícios e amarraram uma faixa”, destaca. “Uma manifestação que quase não nos diz respeito”, completa.

Conforme Mendelski, a Polícia Civil vai investigar quem participou do protesto. “Vamos ver se tem uma conotação mais grave de acordo com a nossa legislação”, observa, acrescentando que aparentemente se trata apenas de uma manifestação política. Nenhuma pessoa foi presa por conta do protesto. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895