Mantenedouro de Santa Maria recebe duas cobras

Mantenedouro de Santa Maria recebe duas cobras

O local desenvolve o projeto Educação Ambiental na Prática e recebe visitas diariamente

Renato Oliveira

Os animais chegaram ao mantenedouro na terça-feira

publicidade

O Mantenedouro São Braz, com cerca de 600 animais de 122 espécies, localizado no Passo da Ferreira, região Oeste de Santa Maria, vem colocando em execução o projeto Educação Ambiental na Prática  e recebeu dois reforços na noite de terça-feira (26). "Duas cobras, uma jiboia e uma piton, foram trazidas pelo Ibama e serão importantes no projeto", afirmou o administrador Santos de Jesus Braz. 

A jiboia chama a atenção pelo tamanho, são cerca de 3 metros, pesando aproximadamente 50 quilos. Já a piton tem com cor amarela e rosa, rara de encontrar no Brasil. "Ela é mais encontrada na Ásia e África e possui presas afiadas curvadas para dentro", lembra o admninistrador. O animal tem expectativa de vida de 30 anos. A jiboia pode ser encontrada em diversos locais como restingas e cerrados e alimenta-se de pequenos mamiferos, principalmente roedores. 

As cobras estavam na Universidade do Vale do Taquari (Univates) no município de Lajeado. Com registro junto à Divisão de Vida Selvagem do Ibama, o Mantenedouro tem 26 hectares é um dos maiores criadouros conservacionista do Sul do país recebendo animais que são apreendidos em virtude de maus-tratos e do tráfico. O Mantenedouro fica aberto para visitação diariamente. As visitas são agendadas pelo (55) 999 677 707. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895