Marcha Zumbi e Dandara marca Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

Marcha Zumbi e Dandara marca Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

Manifestantes percorrem, à tarde, as avenidas Perimetral e Augusto de Carvalho, em direção à Orla do Guaíba. Evento se encerra na Praça do Tambor

Rádio Guaíba

publicidade

A fim de marcar o dia 20 de novembro, data em que se debatem questões raciais no Brasil, entidades ligadas ao movimento negro, sindicatos e movimentos sociais farão, na tarde deste domingo, a 51ª edição da Marcha Independente Zumbi e Dandara em Porto Alegre. O evento vai ter concentração às 16h no Largo Zumbi dos Palmares. 

A caminhada percorre as avenidas Perimetral e Augusto de Carvalho, em direção à Orla do Guaíba, e se encerra na Praça do Tambor. A organização decidiu coletivamente que as palavras de ordem neste ano serão: “Enquanto houver racismo, não haverá democracia. Ditadura nunca mais!” O objetivo é dialogar com a sociedade sobre o resultado das eleições e como isso afeta diretamente a população negra, além de destacar a luta em torno da aprovação de um feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra.

Vale ressaltar que a programação do Novembro Antirracista teve início na primeira semana do mês, com eventos culturais e atividades sobre territorialidade e ancestralidade, comunicação e educação antirracista. Mais de 40 organizações compõem, em Porto Alegre, o Coletivo Novembro Antirracista Unificado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895