Maria Luiza Benitez é escolhida a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023

Maria Luiza Benitez é escolhida a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023

Comissão organizadora também definiu que o tema da edição deste ano será o “Centenário da Revolução de 1923”

Correio do Povo

A cantora e radialista Maria Luiza Benitez, de 71 anos, será a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023

publicidade

A Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas definiu por unanimidade nesta terça-feira que a cantora e radialista da Rádio Guaíba, Maria Luiza Benitez, será a patrona da edição de 2023. Intérprete da música latino-americana, consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul, Malu Benitez, como é conhecida, tem uma carreira de mais de 50 anos, sendo uma das precursoras do Movimento Nativista.

“Está sendo muito emocionante ter a oportunidade de festejar a Semana Farroupilha, que tanto adoro e prezo. E hoje como patrona. Ainda mais sabendo quem foram os outros, como o nosso querido Paixão Cortes, que foi colega de Rádio Guaíba, Adair de Freitas, que foi ano passado, Telmo de Lima Freitas e a participação especialíssima de mulheres como Alessandra Carvalho da Motta, Liliana Cardoso, a primeira mulher negra nomeada patrona no ano retrasado, e tantas outras”, destacou Maria Luiza.

A comissão escolheu ainda o “Centenário da Revolução de 1923” como a temática que vai conduzir o evento. A secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, que é presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas pelo segundo ano consecutivo, ressaltou que o tema é a marca do evento, mas que a ideia é trazer outras pautas importantes, que têm relação com o momento histórico.

“Nós vamos trazer questionamentos como ‘quem são as pessoas invisibilizadas, como os negros e negras, as mulheres, os indígenas, personagens que pouco aparecem ou quase nada na história da Revolução de 1923”, pontuou Gabriella. “Estamos cada vez mais alcançando posições de liderança, sendo reconhecidas e destacadas. E sempre pensando na luta pela igualdade dentro e fora dos CTGs. Temos que estar juntos. Queremos é ter o espaço e dividir ele carinhosamente com os homens. A gente quer é caminhar juntos na mesma direção”, ressaltou Malu.

O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será no dia 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.

Maria Luiza Benitez

Malu nasceu em Bagé e tem 71 anos. É cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora. Recebeu em 2008 o troféu “Mulher Farroupilha”, instituído pelo governo do Estado por sua contribuição através da música, para a arte e a cultura do Estado.

“Sou cantora e do tradicionalismo desde pequena. Desde guria cantando. A minha inspiração começa com Vanja Orico, que era atriz de cinema, e Inezita Barroso, que foram as pioneiras a gravar as músicas do Rio Grande do Sul, orientadas pelo Paixão Cortes, ex-colega que tenho um carinho muito especial. Ao passar dos 50 anos de carreira na música, fico muito feliz de receber mais essa homenagem. Vou ter show e apresentar a Semana Farroupilha, de 1º a 20 de setembro. Vai ser uma luta para mim, com os meus 71 anos de idade, indo de lá e para cá, mas sou guerreira”, completou.

A cantora e radialista Maria Luiza Benitez, de 71 anos, será a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023 - Foto: Fabiano do Amaral / CP memória

Ela também coleciona três “Prêmio Press” como locutora e apresentadora de notícias do ano. E foi agraciada com a honraria máxima concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a medalha do “Mérito Farroupilha em 2010”.

Hoje, Malu é apresentadora do programa “Mateadas”, da TV Assembleia. Ela também é locutora e apresenta o programa “Nos Quadrantes do Sul”, da Rádio Guaíba.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895