“Me criei aqui e nunca vi isso”, diz subprefeito de área rural de Gravataí sobre impactos do ciclone

“Me criei aqui e nunca vi isso”, diz subprefeito de área rural de Gravataí sobre impactos do ciclone

Área rural sofre com alagamentos e região urbana com rompimento de dique no município

Kyane Sutelo

Pessoas foram resgatadas pela saída de emergência de um ônibus na Costa do Ipiranga, na zona rural de Gravataí.

publicidade

A região rural de Gravataí, na Região Metropolitana, enfrenta impactos negativos do ciclone que atingiu o Estado entre estas quinta e sexta-feira. Regiões como Morungava, Caveira, Costa do Ipiranga, Vila Rica e Itatiaia são consideradas as mais afetadas. “Nasci e me criei aqui e nunca vi isso”, disse o subprefeito da Costa do Ipiranga, João Eitor Fogaça.

Fogaça está auxiliando moradores da região. Ele foi um dos envolvidos em um resgate a trabalhadores que precisaram ser retirados pela saída de emergência da janela de um ônibus que tombou em uma vala da estrada Orêncio Cardoso de Lima. 

Conforme a prefeitura, ninguém se feriu e os resgatados foram levados para casa. A equipe da empresa de transporte que atende o município, Sogil, também atuou no local. O resgate foi feito com ajuda de uma retroescavadeira da prefeitura.

“Estamos o dia todo fazendo resgates”, conta Fogaça, que decidiu auxiliar as equipes da prefeitura nos atendimentos na região. Em um dos casos, foram resgatadas mais de 10 pessoas de famílias que moram na estrada Abel de Souza Rosa e tiveram sua rotina interrompida pelo ciclone. “As crianças estavam com o uniforme da escola, prontas já”, conta ele. 

As aulas no município foram suspensas ainda pela manhã. Conforme o Executivo do município, 92 pessoas precisaram ser abrigadas até o momento. Escolas estão sendo utilizadas no atendimento à população. A estimativa é de 30 mil pessoas afetadas no município. 

Dique rompido

Na área urbana, a prefeitura considera como ponto mais crítico o Parque dos Anjos, pois um dique rompeu na rua Amapá. As famílias diretamente atingidas já foram resgatadas, mas há previsão de que, devido ao fluxo de água represada, mais pessoas precisem ser retiradas da região, devido a inundação.

A prefeitura de Gravataí informe que haverá uma reunião de secretariado nesta tarde, para fazer um balanço da situação no município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895