Mergulhadores seguem buscas por homem desaparecido em naufrágio de balsa no Rio Uruguai

Mergulhadores seguem buscas por homem desaparecido em naufrágio de balsa no Rio Uruguai

Operação segue nesta segunda-feira

Correio do Povo

A operação no rio Uruguai deve ser retomada na manhã desta segunda-feira

publicidade

Equipes de Bombeiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina retomaram, neste domingo, a busca por um homem que desapareceu após naufrágio de uma balsa no Rio Uruguai, em 18 de outubro. Equipes da Marinha do Brasil, da Brigada Militar e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar do RS também prestaram apoio a operação.

No período da manhã, as equipes se reuniram para definir a melhor estratégia para início dos trabalhos e, posteriormente, os mergulhos foram intensificados. Também ocorreu a ancoragem dos veículos para que depois a empresa responsável possa realizar a retirada deles do rio. Somente o rebocador foi localizado, segundo o Corpo de Bombeiros de SC. Devido às condições da cabine do rebocador, não foi possível entrar no rebocador. As buscas pelo caminhão continuam.

“Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul fizeram várias descidas e várias tentativas de adentrar dentro da cabine onde espera-se que esteja o condutor de embarcação, Flávio Tubaldini. No entanto, nenhum dos mergulhadores conseguiu adentrar em virtude de que a mesma está colapsada com vários elementos metálicos retorcidos. Isso deixa a situação ainda mais complexa, de um nível de risco ainda maior”, detalhou o major Sphil do Corpo de Bombeiro de Santa Catarina que está à frente da operação.

A operação deve ser retomada às 10h desta segunda-feira. “Vamos focar na tentativa na amarração do reboque com cabos de aço para tentar arrastá-lo para a margem e depois para fora da água”, disse.

Relembre o caso

No dia 18 de outubro, às 7h, a balsa saiu de Alto Bela Vista, em Santa Catarina, sentido Marcelino Ramos, no RS, transportando um caminhão com carga de tijolos. Estavam na balsa três pessoas: o condutor da balsa, o marinheiro e o motorista do caminhão.

Ao adentrar o rio, por conta da correnteza, houve um emborcamento que levou ao naufrágio da balsa. O motorista do caminhão e o marinheiro conseguiram nadar para cima da balsa que havia virado, e foram resgatados por populares. Devido à correnteza, a balsa desceu em torno de 1 km abaixo do ponto onde naufragou.

O terceiro integrante segue desaparecido.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895