Mesa Brasil RS do Sesc celebra 20 anos com mais de 19 milhões de quilos de alimento doados

Mesa Brasil RS do Sesc celebra 20 anos com mais de 19 milhões de quilos de alimento doados

Apenas em 2023, projeto em Porto Alegre e região já entregou 905 mil kg de alimentos para instituições sociais beneficiadas

Rodrigo Thiel

Evento celebrou os 20 anos do programa que destinou mais de 19 milhões de kg de alimentos em duas décadas em Porto Alegre e região

publicidade

Há cerca de 20 anos, surgia no Rio Grande do Sul um programa de solidariedade voltado para diminuir as carências nutricionais da população gaúcha. Passadas estas duas décadas, o Mesa Brasil Sesc no RS se tornou uma das principais redes de distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Apenas em Porto Alegre e região Metropolitana, o programa arrecadou e entregou mais de 19 milhões de quilos de alimentos no período, complementando cerca de 76 milhões de refeições nas mais de 300 instituições sociais beneficiadas.

Para celebrar esta marca, o Sistema Fecomércio Sesc/Senac realizou nesta terça-feira um evento no Centro Histórico de Porto Alegre, que contou com a participação de gestores públicos, empresas parceiras e doadoras, instituiu sociais beneficiadas e também voluntários do projeto. Para a diretora regional do Sesc RS, Sandra Lindorfer, a participação conjunta de instituições, empresas parceiras e voluntários permite que o Mesa Brasil atue de forma dinâmica em todas as sete unidades do projeto no RS. “A gente se sente muito feliz em trabalhar em prol da redução da fome. E fazemos isso através de alimentos selecionados e de qualidade. É um trabalho feito a várias mãos, com apoio também do poder público, para atingir um número maior de pessoas”, contou.

Outro ponto destacado pela diretora foi a atuação do Mesa Brasil RS durante o atendimento às famílias atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari. “Foi uma situação também bem específica. Além das nossas atividades recorrentes, nós tivemos esta ação pontual, onde atuamos na distribuição de material de limpeza, higiene, além de alimentos. Eu acho que esse é um exemplo de trabalho que o Sesc consegue fazer com essa rede de voluntários”, completou. 

O evento contou ainda com a participação da primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, do secretário municipal de Assistência Social, Léo Voigt, e demais representantes de entidades e empresas do RS. “O Mesa Brasil nos permite poder praticar a solidariedade, fazendo com que mais e mais as pessoas possam receber o alimento. O projeto é fundamental na parte da logística, na montagem de cestas básicas e outros alimentos. A gente espera aumentar ainda esta parceria”, reforçou a primeira-dama.

Nauí dos Santos Prestes atua em umas entidades beneficiadas pelo programa Mesa Brasil Sesc, o Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais Sempre Mulher, no bairro Sarandi. Ela conta que o projeto é fundamental para proporcionar ao menos uma refeição por dia para as adolescentes atendidas. “Esta parceria fortalece o trabalho realizado pela instituição pois garante que estas famílias e adolescentes tenham uma alimentação completa ou ao menos algum lanche ao longo do dia, complementando as atividades realizadas no local. A gente atende em média de 300 famílias, além de um grupo de adolescentes. E todo mundo acaba sendo beneficiado com o Mesa Brasil”, contou Nauí.

E esta ajuda é possível graças a empresas que apoiam o projeto, como é o caso da Victos Alimentos e Logística, de Porto Alegre. “A gente se engajou no movimento de solidariedade ao entender a causa nobre que é o projeto Mesa Brasil. Estamos juntos há mais de 8 anos, com o coração disposto a servir ao próximo. Poder participar do projeto nos torna uma parte do todo. É um privilégio estar junto nesta trajetória”, destacou o representante Adilson Martins.

Números do Mesa Brasil Sesc 2023

No evento, o Sistema Fecomércio também divulgou os números do projeto em 2023. Neste ano, até o dia 30 de novembro, o Mesa Brasil Sesc destinou mais de 905 mil kg de alimentos para 409 instituições sociais e 14 aldeias indígenas em Porto Alegre e região. Ao todo, foram cerca de 75 mil pessoas atendidas pelo projeto, com o apoio de 1.869 voluntários.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895