Mesmo com chuva da madrugada, rio dos Sinos continua com nível baixo

Mesmo com chuva da madrugada, rio dos Sinos continua com nível baixo

O nível crítico é quando o rio alcança 1 metro, o que pode levar à medidas como o racionamento

Stephany Sander

O volume de água do rio dos Sinos está em 1,85 metros, em Novo Hamburgo.

publicidade

Mesmo com a chuva registrada na madrugada desta segunda-feira, o rio dos Sinos segue com seu menor nível de água em Novo Hamburgo, desde 1998. O volume de água está em 1,85 metros. Segundo a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – que monitora a situação, o menor nível registrado até então havia sido em 2012, quando o rio chegou a 1,96m. Mesmo assim, segundo o diretor-geral da autarquia Márcio Lüders, o município segue sem risco de racionamento.

"Felizmente, nossa captação é direto no leito do rio, então não corremos risco de desabastecimento. Mas, isso não significa que podemos desperdiçar a água. A população precisa estar ciente e ajudar com ações de prevenção no dia a dia”, explica, destacando o calor que deve perdurar nos próximos dias.

Em Campo Bom, a administração municipal lançou um alerta aos moradores também por conta do nível crítico do rio dos Sinos. Na região do bairro Barrinha, a marca era de 90 centímetros na tarde de domingo, sendo que o normal é de 2,2 metros. Já na régua instalada junto à estação de captação da Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan), bairro 25 de Julho, a marca era de 1,7 metro.

O nível crítico é quando o rio alcança 1 metro, o que pode levar à medidas como o racionamento. A administração recomenda que a população não lave calçadas, carros ou coloque água em piscinas, além de tomar banhos rápidos e de baixo consumo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895