Mirage Circus encanta crianças e adolescentes, em Porto Alegre

Mirage Circus encanta crianças e adolescentes, em Porto Alegre

A arquibancada do Circo foi preenchida por 1.310 crianças e adolescentes que estão em acompanhamento em Centros de Referência Especializados de Assistência Social ou estão acolhidos em casas lares, residenciais inclusivos, abrigos residenciais e de famílias.

Paula Maia

Desde a sua estreia em Porto Alegre, cerca de 200 mil pessoas já prestigiaram 130 apresentações.

publicidade

A apresentação do Mirage Circus, o Gigante Brasileiro, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, foi um evento especial para 1.310 crianças e adolescentes. Todos estão em acompanhamento em Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) ou estão acolhidos em casas lares, residenciais inclusivos, abrigos residenciais e de famílias. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o circo, que tem como um dos fundadores o ator Marcos Frota, e a prefeitura da capital. 

Desde a sua estreia em junho, cerca de 200 mil espectadores já tiveram a oportunidade de prestigiar 130 espetáculos. Uma equipe de 200 pessoas atua no circo que está montado em uma área de 40 mil metros quadrados na avenida Padre Cacique.

Gabriela, de 10 anos, mora em uma casa de acolhimento, teve a sua primeira experiência em um circo e expressou a sua admiração pelo espetáculo. “ É uma emoção muito grande, é muito forte o nosso conectar. Ver toda a apresentação que eles fazem, é muito show, é muito legal. Valeu a pena ter vindo. Não tem nada de ruim aqui, aqui tem tudo de bom”, declarou a menina com um largo sorriso no rosto e os olhos ainda brilhando. Ela ainda afirmou que “imagens impressionantes” ficaram gravadas em sua memória.

A assessora do gabinete da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Luciane Beiró explicou que a prefeitura ganhou dez mil ingressos em contrapartida pela instalação do Circo em um terreno do município. Esses ingressos foram divididos entre as secretarias do Esporte, Cultura, Educação e Assistência Social.

Luciane fez questão de ressaltar toda a atenção da equipe do Circo com o público e que esse tipo de parceria é fundamental para a cidade e para contribuir com todo o trabalho que os educadores realizam diariamente. “Todos eles foram muito gentis em todos os espetáculos. Todos eles trataram as crianças com carinho, com cuidado, cuidado com a escada, com orientação, então eu quero agradecer aos artistas circenses”. Ela ainda lembrou que a primeira apresentação foi destinada aos idosos atendidos pelos parceiros da Fasc, e que poder levar as crianças e adolescentes tem uma emoção ainda maior. “A carinha deles quando começa o espetáculo não tem preço. Essas crianças já estão em locais de proteção, atendidos pela prefeitura através da fundação, e isso é um algo muito especial. O brilho nos olhos paga tudo”, declarou.

A educadora referência do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), Marjana Lima levou para assistir o espetáculo cerca de 20 acolhidos, entre 8 e 17 anos. Ela compartilhou que todos estavam muitos ansiosos para o grande dia. E que a felicidade estava estampada no rosto de todos. “ A gente vem da alta complexidade, as crianças já passaram por muitas coisas e ter esse momento de alegria e divertimento, poder proporcionar uma coisa que talvez eles não façam novamente é muito gratificante, nós ficamos emocionados”, declarou.

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895