Montanhas de lixo marcam a entrada de Porto Alegre

Montanhas de lixo marcam a entrada de Porto Alegre

Moradores da Voluntários da Pátria consideram a situação vergonhosa

Correio do Povo

O trabalho diário realizado pelo DMLU não é suficiente para a eliminação total dos focos de lixo

publicidade

As consequências do recente temporal em Porto Alegre ainda são visíveis nas ruas e parques, onde a vegetação continua a mostrar os estragos causados em janeiro. No entanto, outro problema persiste e ganha destaque: as montanhas de lixo espalhadas pela cidade, como é evidente na rua Voluntários da Pátria, no bairro Humaitá, na entrada da Capital.

Os moradores afirmam que a situação já saiu do controle. Eles destacam os esforços diários de limpeza realizados pelas equipes municipais, mas não consideram suficientes. Eles também apontam a falta de conscientização da população que contribui para o acúmulo de lixo nas ruas.

Jorge Augusto, residente há mais de uma década na região, diz que a situação é vergonhosa. Ele conta que a prefeitura faz a limpeza, mas não é o suficiente e como sugestão considera a instalação de conteneires de lixo.

“É vergonhoso, eu até fiz um vídeo no meu celular. Teve um pessoal que botou um barzinho aqui e arrumou aquela placa – para não colocar lixo – tiraram o quiosque e a placa eles não respeitam Os próprios vizinhos vêm lá de dentro e botam a lixo ali”.

Angêla Barreto conta que todo o dia ela e alguns vizinhos fazem a varredura de parte das ruas, além da limpeza realizada pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A moradora está no bairro há mais de três décadas e ressalta que a falta de conscientização da população contribui para o acúmulo de lixo nas ruas, causando até mesmo alagamentos dentro das casas.

“Eles limpam tudo bem limpinho. Daqui um pouco, a gente relaxada vem e enche tudo de lixo. Aí depois não querem água dentro da casa”.

Em nota, o DMLU garante que a limpeza das vias no bairro ocorre diariamente pelas equipes da Seção Centro e do Setor Norte do DMLU, com a remoção de cerca de dez toneladas de resíduos.

“Pela manhã, os garis realizam o trabalho de varrição na avenida Voluntários da Pátria e no Loteamento Santa Terezinha. No turno da tarde, as demais ruas do bairro Floresta são varridas. Esta ação diária contempla desde a rua Câncio Gomes até o Viaduto da Conceição. As demais vias perpendiculares seguem o cronograma previsto para cada dia, com periodicidade de acordo com a demanda”.

Sobre o recolhimento de resíduos, o Departamento informa que existe cerca de cinco focos crônicos de lixo espalhados ao longo da avenida, e que é realizada remoção diária de cerca de dez toneladas de materiais em toda essa localidade.

O DMLU também ressalta que o serviço de fiscalização atua para coibir o descarte irregular, com ações fiscais periódicas e que conta com o apoio da população para manutenção e limpeza.

“Solicitamos a colaboração de todos para a manutenção da limpeza urbana, respeitando o regramento de coleta, com a entrega dos resíduos nos dias e horários corretos de cada serviço, e denunciando o descarte irregular. O sistema 156 está à disposição para receber denúncias ou informações que auxiliem na identificação de infratores”, finaliza a nota.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895