Montenegro cria programa para ceder caixas d’água a produtores rurais

Montenegro cria programa para ceder caixas d’água a produtores rurais

Prefeitura vai ceder caixas d’água de 10 mil litros aos agricultores

Fernanda Bassôa

publicidade

Para garantir a reserva de parte das chuvas para uso nas propriedades rurais, em virtude do constante déficit hídrico que tem afetado grande parte das cidades em todo o Estado por conta da estiagem, a Prefeitura de Montenegro lançou o “Programa de Incentivo à Implantação de reservatórios d’água no meio rural”. Concebida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a proposta é simples e lógica. A Administração vai ceder caixas d’água de 10 mil litros aos agricultores e colaborar na preparação dos terrenos que irão recebê-las.

O investimento deverá girar em torno de R$ 8 mil por propriedade atendida. “Assim, parte da água que hoje se perde no inverno poderá ficar guardada, por exemplo, para matar a sede dos animais no verão”, explica o secretário Ernesto Kasper, acompanhando o período de seca. 

O secretário observa que alguns produtores já fazem isso com recursos próprios, mas muitos não têm condições. “É comum, durante esta estiagem, levarmos água para as propriedades e não haver nenhuma estrutura para deixá-la. Despejar água nos açudes quase secos, onde o calor evapora tudo rapidamente”, afirma Ernesto. “Com as caixas instaladas, quando estiverem vazias, pelo menos o carro-pipa terá onde despejar a água”, conclui.

O programa deu origem a um projeto de lei, que deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores no início da próxima semana, solicitando autorização para fazer os investimentos. “As medidas propostas estão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Rural e são fruto de um diálogo permanente com a Emater e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER)”, ressalta o prefeito Gustavo Zanatta. “Esta é mais uma ação que iremos desenvolver para oferecer melhor qualidade de vida aos nossos agricultores”, reforça. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895