Montenegro lança em agosto edital para obra de duplicação de ponte

Montenegro lança em agosto edital para obra de duplicação de ponte

Estrutura liga o bairro Imigração, em Montenegro, ao município de Pareci Novo

Fernanda Bassôa

publicidade

A Prefeitura de Montenegro publica no mês de agosto o edital para contratação de empresa que vai realizar as obras de duplicação da ponte junto à estrada Reinaldo Höerlle, na localidade de Porto dos Pereiras. De acordo com a Administração, a via tem sentido duplo, mas o tráfego afunila na ponte, em uma pequena extensão de pouco mais de 10 metros, gerando insegurança junto aos motoristas e pedestres que precisam circular pelo local.

 A ponte liga o bairro Imigração, em Montenegro, ao município de Pareci Novo. Estima-se que em torno de 800 veículos passem pelo local diariamente e esse número deve aumentar significativamente nos próximos anos, pois existem vários projetos de novos loteamentos naquela região, em diferentes fases de licenciamento, tramitando na Prefeitura. Quando estiverem habitados, serão em torno de quatro mil novos moradores e muitos deles deverão usar a ponte em seus deslocamentos. 

De acordo com o novo projeto, toda a estrutura atual será demolida e será substituída por uma nova, com aduelas de concreto (a exemplo do que foi feito na ponte que dá acesso ao balneário Afonso Kunrath) e terá sentido duplo. A nova ponte terá 8,60 metros de comprimento por 10 metros de largura. O valor destinado para a obra será de até R$ 776.993,40. O processo licitatório pode durar até três meses.

Após o começo das obras, a empresa contratada terá até cinco meses para a execução dos trabalhos. Durante as obras, os motoristas terão duas possibilidades de desvio. Uma delas será pela ERS-124 e outra pela rua São Leopoldo. 

O secretário de Gestão e Planejamento, Daniel de Vargas, destaca que esta é uma antiga demanda dos moradores. “É uma questão de mobilidade urbana e segurança. Temos novas casas na via, que é muito utilizada. A ponte acaba trancando o trânsito, e isso será resolvido”, avalia o secretário, completando que atualmente passa apenas um veículo por vez.

Para o prefeito Gustavo Zanatta, A obra dará fluidez e segurança ao tráfego. “A ponte, nas condições atuais, representa um gargalo perigoso. Por ali, circulam muitos caminhões que fazem o transporte de flores, mudas de árvores e frutas produzidas em Montenegro e Pareci Novo.”  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895