Morador desabafa em casa destruída por chuvas no RS e incêndio: "Caos"

Morador desabafa em casa destruída por chuvas no RS e incêndio: "Caos"

Família de Estrela teve casa incendiada por curto circuito em meio à enchente

Camila Pessôa

Moradores tentam recuperar pertences em casas destruídas

publicidade

Devagar para não escorregar, Fabiano Martineli sobe de galochas os degraus cobertos de lama da escada externa de madeira, saindo da pilha de destroços na frente da casa para a madeira carbonizada, consumida pelo fogo, no andar de cima. As chuvas já haviam sido impiedosas e o fogo provocado por um curto circuito terminou de consumir os pertences da família. De colorido sobrou apenas uma pilha de bonecas no canto da sala.

Martineli colocou tudo no andar de cima e saiu de sua casa Estrela com a esposa e duas filhas, uma de três anos e uma de 12 anos, na tarde de segunda-feira, com o anúncio das chuvas. Mesmo sendo uma das mais altas do bairro Oriental Baixo, a casa ficou quase submersa. “Aqui foi muito triste, as casas os dois pisos pegaram enchente. Minha casa deu curto circuito e pegou fogo”, lamenta.

“Para mim eu ia limpar e vir morar de novo aqui, só que agora não tem como limpar, esse telhado tem que trocar todo”, diz. “Não tem como eu entrar com a minha família aqui dentro porque está tudo queimado e aqui está um perigo de cair, está um caos mesmo”.

Ele se questiona como vai conseguir pagar pelo novo telhado. “Eu sou trabalhador, eu tenho que estar trabalhando e eu estou desde segunda-feira de tarde sem poder trabalhar”, fala, em desespero. Na mão direita, Martinelli tem curativos, já sujos de lama, em vários dedos da mão. Ao carregar um fogão a gás, ele se acidentou e levou seis pontos na manhã desta quinta-feira. 

De acordo com a prefeitura de Estrela, a estimativa é de que 65% das edificações da cidade tenham sido atingidas. A cidade está em um momento de limpeza e reconstrução, ainda com problemas de sinal telefônico.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895