Moradores da Vila Jardim relatam falta de água do Dmae

Moradores da Vila Jardim relatam falta de água do Dmae

Habitantes guardam galões e garrafas cheias à espera da próxima ocorrência em Porto Alegre

Felipe Faleiro

André dos Santos mostra galão cheio e relata que água é utilizada para emergências

publicidade

Moradores do bairro Vila Jardim, na zona Leste de Porto Alegre, não necessitam de serviços externos para sentir a falta de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) nas torneiras. Habitantes da Viela da Alegria, via estreita onde há diversas casas grudadas uma na outra, com bastante frequência precisam se preparar para a próxima ocorrência. Não obstante, nesta segunda-feira o abastecimento foi interrompido, mas por outro motivo.

Houve uma manutenção da CEEE Grupo Equatorial próximo à Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Gioconda, que abastece a região. O serviço iniciou às 10h, e em um primeiro momento, não afetou de forma significativa os moradores, especialmente os que já estão acostumados com tais infortúnios. O vigilante André dos Santos mora há 17 anos no local com a esposa, a cabeleireira Sinara Pereira. Ambos têm uma filha, Lavínia, de 7 anos. 

O casal costuma manter galões e garrafas cheios para o consumo. No último domingo, sem relação com a manutenção programada, eles foram necessários. “Utilizamos a água que armazenamos para beber, cozinhar e qualquer outra emergência. Ontem, precisamos tomar banho na casa de parentes. Minha filha tomou banho de piscina”, afirmou André. De acordo com ele, o problema existe há cerca de dois anos. 

Na manhã desta segunda-feira, André trabalhava em uma obra quase ao lado de sua casa. Porém, ainda havia água na torneira para produzir o concreto necessário ao trabalho. No entanto, o desabastecimento vem geralmente sem aviso, prejudicando as atividades em geral. “Quando falta água e entramos em contato, o Dmae sempre tem uma desculpa”, critica o morador. Além da Vila Jardim, a manutenção da energia elétrica ontem ocasionou ainda interrupção em parte dos bairros Jardim Europa, Jardim Sabará e Vila Ipiranga.

Na próxima quinta-feira, há outro desligamento previsto pelo Dmae em razão de manutenções da CEEE Grupo Equatorial, desta vez na EBAT Belém Velho II, afetando o abastecimento em parte da Vila Nova e Restinga, além do Belém Velho em si. Procurado, o Dmae disse que nos dias de alto consumo devido ao calor, os moradores podem ser desabastecidos. O órgão relatou que há diversas ligações irregulares na região, mas que é preciso o contato no telefone 156, opção 2, além do WhatsApp, site ou app 156+POA, para verificação do que está causando a falta de água.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895