Moradores de Campo Bom atingidos por ciclone extratropical podem solicitar saque calamidade

Moradores de Campo Bom atingidos por ciclone extratropical podem solicitar saque calamidade

Trabalhadores com endereços identificados pela Defesa Civil, vítimas do temporal de novembro de 2023, têm até 11 de abril para fazer o pedido

Fernanda Bassôa

O acumulado de chuva causou a cheia e o extravasamento do Rio do Sinos, que chegou a marca dos 7,56 m na localidade da Barrinha

publicidade

Trabalhadores residentes em Campo Bom, que tiveram suas casas atingidas pelo ciclone extratropical que passou pela cidade em 18 de novembro do ano passado, já podem solicitar, a partir desta quinta-feira, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade conhecida por calamidade. A liberação emergencial foi autorizada em decorrência do fenômeno climático que causou estragos em centenas de residências, depois que o acumulado de chuva causou a cheia e o extravasamento do Rio do Sinos, que chegou a marca dos 7,56 m na localidade da Barrinha.

Os moradores das áreas afetadas pelos alagamentos, de acordo com endereços identificados pelas equipes da Defesa Civil do Município, podem solicitar o saque até o próximo dia 11 de abril. Além de possuir possuir saldo na conta do FGTS, a pessoa não pode ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por conta de FGTS com saldo do trabalhador é de R$ 6.220,00.

De acordo com orientação da Administração, para fazer o pedido é necessário ter em mãos o documento de identificação pessoal e comprovante de endereço. A solicitação, preferencialmente, deve ser realizada pelo aplicativo FGTS, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência, com o objetivo de oferecer mais comodidade e segurança ao trabalhador e redução do fluxo de pessoas nas agências.

Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa Econômica Federal ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e crédito, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. A Caixa analisará a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta. Em caso de negativa, mesmo tendo o trabalhador comprovado residir em uma das áreas atingidas pelo ciclone no município de Campo Bom, a Prefeitura disponibilizará informações pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, através do Departamento de Habitação.

Lá, o morador de Campo Bom deve apresentar CPF e o comprovante de endereço, os mesmos documentos encaminhados à Caixa. Após, estas informações serão conferidas com a Defesa Civil do município e repassadas à instituição financeira. Tendo o trabalhador direito comprovado ao saque, o valor será creditado em sua conta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895