Moradores de Frederico Westphalen são abastecidos com água transportadas por caminhões-pipa

Moradores de Frederico Westphalen são abastecidos com água transportadas por caminhões-pipa

Segundo o Corpo de Bombeiros, no mês de outubro foram registrados apenas 41 milímetros de precipitação

Agostinho Piovesan

A estiagem provocou uma redução drástica dos mananciais de água da zona rural

publicidade

A falta de chuva está causando problemas de abastecimento de água para famílias e empreendimentos rurais de Frederico Westphalen. As baixas precipitações registradas nos últimos dois meses provocaram uma redução drástica do nível de água de rios, fontes e até poços artesianos na maioria das localidades do interior do município.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em setembro foram registrados 92 milímetros e no mês de outubro, apenas 41 milímetros, quando, nesses meses, a média histórica de precipitações é de 160 milímetros. O secretário de Obras de Frederico Westphalen, Paulo Tigmann, informou que diariamente são transportadas sete cargas de água até a localidades da zona rural. “Cada caminhão-pipa leva 9 mil litros de água, de forma alternada, para as localidades. Os caminhões são carregados com água da Corsan, na ETA da Corsan nos bairros Itapagé, Linha Brondani, Barra do Braga, São Roque, Alecrim, Alto Alegre, Barra Grande, Linha Iraí, Osvaldo Cruz, Castelinho, Alto Castelinho e 21 de Abril”, relata.

Tigmann disse, ainda, que com o passar dos dias sem a ocorrências de chuvas, mais moradores ficam sem água e solicitam auxílio da Administração Municipal para enfrentar os problemas causados pelo desabastecimento. “É uma situação muito preocupante, pois segundo os institutos de meteorologia não há previsão de chuvas fortes neste mês de novembro”, alerta.

A estiagem também afeta as plantações de milho, a maioria em fase de pendoamento, além das pastagens utilizadas para alimentar os rebanhos bovinos. Tanto em Frederico Westphalen, como na microrregião do Médio Uruguai, no Norte do Estado, poucas propriedades rurais possuem sistemas de irrigação. Com isso, para manter a umidade da terra e garantir a produção normal de grãos, é necessário que ocorram chuvas periódicas, o que não ocorre nesta época do ano.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895