Moradores encaminham sugestões ao Executivo para amenizar alagamentos em Cachoeirinha

Moradores encaminham sugestões ao Executivo para amenizar alagamentos em Cachoeirinha

Comissão do bairro Parque da Matriz apresentaram reivindicações para minimizar transtornos causados pelo extravasamento do arroio Passinhos

Fernanda Bassôa

Arroio Passinhos, no trecho da rua Tijuca, em dias de chuva excessiva não comporta mais a vazão da água

publicidade

Diante dos recentes casos de alagamentos e inundações na cidade de Cachoeirinha, precedidos de uma sequência de previsão de chuvas e temporais, com grandes acumulados de precipitação, causando a cheia do Rio Gravataí e o transbordamento dos arroios da cidade, moradores e comerciantes têm contabilizado incalculáveis perdas materiais e convivido com desgaste emocional, além do medo. Cansados de ter a casa invadida pela água e de perder móveis, uma comissão de moradores do bairro Parque da Matriz, esteve na Prefeitura nesta semana e entregou ao prefeito Cristian Wasem um documento com uma série de sugestões para amenizar a problemática que tem sido corriqueira no Município.

Integrante da comissão de moradores, Elenilso Portela, diz que cada vez que é emitido um alerta de tempestade, os moradores não dormem porque precisam ficar atentos para a qualquer momento deixarem as casas em decorrência do aumento do nível da água ou levantar os móveis. O principal problema na área do Parque Imperatriz, segundo Portela, é o transbordamento do arroio Passinhos. “A agua que desce do arroio Passinhos juntamente com o acumulado de chuva que se concentra nas ruas do bairro é maior que a capacidade de vazão dos três escapes que passam embaixo da freeway. Sem vazão, ela invade pátios e residências. Reunimos estas sugestões para ajudar o poder público a encontrar uma maneira que amenize estes transtornos para os moradores. Queremos contribuir com a Administração para que o cotidiano dos moradores do bairro melhore.”

Entre as reivindicações da comissão está a limpeza do leito do arroio (na extensão do Parque da Matriz); o aumento da contenção de terras às margens do Passinhos (no trecho da Rua Tijucas); a ampliação do escape sob a BR 290 para evitar o represamento da água; implantação de bombas próximo da Corsan para auxiliar na velocidade do escoamento; ampliação e manutenção de bocas de lobo para facilitar a drenagem e a criação de projeto para a construção de um sistema de drenagem com capacidade para coletar o excesso de água e dar vazão, evitando o represamento. “Sabemos que tem que ser feito um investimento bem planejado, pois se trata de dinheiro público. Mas os moradores pagam em dia o IPTU e queremos que seja bem investido, em prol da comunidade, pois queremos viver e morar com dignidade.”

Em nota, a Prefeitura de Cachoeirinha informou que tem acompanhado de perto os questionamentos e sugestões apresentadas pela Comissão de Moradores do Parque Matriz, visando mitigar os problemas de alagamento enfrentados no bairro. Informou ainda que a Administração está empenha em atender às necessidades da comunidade, reduzir as preocupações e danos ocasionados. “É importante ressaltar nosso compromisso contínuo com a limpeza e manutenção dos arroios e valas de drenagem no Parque da Matriz. Equipes e equipamentos tem ampla dedicação à manutenção do local, evidenciando nossa prioridade em assegurar o adequado escoamento das águas pluviais na região.”

A Prefeitura de Cachoeirinha esclarece que, após análises, foi identificada que a capacidade da tubulação existente sob a Freeway é insuficiente para drenar o volume de água em períodos de chuvas intensas. Este problema é agravado pela expansão urbana, que resulta na impermeabilização do solo, reduzindo sua capacidade de absorção. Nesse sentido, visando a melhoria dos problemas relatados, o Executivo está em contato com a CCR Via Sul para promover a substituição da tubulação por galerias, buscando uma ampliação significativa no escoamento de água por baixo da Freeway.

Como ação integrada, a Administração está buscando viabilizar a abertura de uma vala de drenagem paralela à Freeway, seguindo a topografia do terreno, medidas que têm como objetivo ampliar significativamente a capacidade de escoamento das águas pluviais, reduzindo os riscos de alagamento no Parque da Matriz. “Estamos comprometidos em trabalhar para garantir a segurança e o bem-estar de nossa comunidade”, finaliza a nota. Uma reunião deve ocorrer em março entre a comissão de moradores e o Executivo de Cachoeirinha.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895