Moradores querem permanecer em área de ferrovia em Santa Maria

Moradores querem permanecer em área de ferrovia em Santa Maria

Empresa responsável pelo transporte ferroviário ajuizou ações de reintegração de posse

Renato Oliveira

O grupo esteve ontem na Câmara de Vereadores

publicidade

Cerca de 200 moradores que residem às margens da ferrovia em Santa Maria solicitaram na terça-feira o apoio dos 21 vereadores na mobilização com o objetivo de que seja iniciado o mais breve possível um processo de negociação para que não sejam retirados das residências. A empresa Rumo, concessionária do serviço de transporte ferroviário na região Sul do Brasil, ajuizou ações de reintegração de posse e cerca de 500 moradores já receberam notificações.

Durante o encontro, foi formada uma Comissão Especial integrada por três vereadores, a fim de viabilizar que as famílias permaneçam onde estão ou sejam realocadas. Pablo Elizandro da Rocha, morador de uma área próxima à ferrovia há mais de 20 anos, diz que a mobilização é para que seja encontrada uma solução para as famílias. Também existe um movimento para que a prefeitura possa conseguir uma área a fim de realocar os moradores.

A 2ª Vara Federal de Santa Maria informou na tarde desta terça-feira que todos os processos que tramitam na Comarca do município solicitando a reintegração das áreas que, segundo a empresa pertencem à faixa de domínio da linha férrea, foram suspensos por 180 dias. A medida tem como objetivo uma negociação de conciliação entre os moradores e a Rumo. A reportagem não conseguiu contato com a concessionária para comentar o assunto.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895