Moradores seguem sem luz na Região Metropolitana devido ao vendaval que atingiu o Estado na quinta

Moradores seguem sem luz na Região Metropolitana devido ao vendaval que atingiu o Estado na quinta

CEEE Equatorial informou que até às 12h desta sexta-feira, as equipes já restabeleceram a energia elétrica de 76% dos clientes; a RGE em 87,8% das economias

Fernanda Bassôa

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O temporal que atingiu as cidades da Região Metropolitana, ainda na madrugada de quinta-feira, provocando destelhamentos de casas, quedas de árvores e de alguns postes, deixou muitas famílias sem energia elétrica. Em Canoas, ainda há muitos bairros sem eletricidade. Ana Luiza Santos Camargo, que mora no Rio Branco, disse até o início da tarde desta sexta-feira, a luz não havia retornado na casa onde mora com a irmã. “Mais uma vez estamos diante dessa situação desesperadora. O trabalhador sai para trabalhar e quando volta, não tem um chuveiro quente para tomar um banho. Além disso, estamos sem comunicação com o restante da família por falta de internet.”

Em Alvorada, parte da população passa pelo mesmo problema. Gecilda Guterres Martins, que mora no Americana, conta que a comida que havia na geladeira teve que ir para o lixo por conta da falta de energia. “Está oscilando. Já retirei parte dos eletrodomésticos e eletrônicos da tomada para evitar que estraguem, mas não aguentamos mais este descaso pelas equipes da CEEE Equatorial.”

Em nota, a CEEE Equatorial informou que até às 12h desta sexta-feira, as equipes já restabeleceram a energia elétrica de 76% dos clientes que ficaram sem energia elétrica após o último temporal. Ao todo são 815 mil clientes afetados, 619.602 clientes restabelecidos e 195.398 clientes que falta restabelecer. Na Região Metropolitana, até o momento, são mais de 75.528 clientes ainda sem energia. Em Porto Alegre, esse número é de 20.802 clientes. O presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, enfatiza que desde o advento, mais de 2,5 mil técnicos estão trabalhando ininterruptamente para reestabelecer a normalidade o mais rápido possível. A previsão, segundo a concessionária, é que a situação seja 100% normalizada até domingo

Por sua vez, a RGE informa que o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com descargas atmosféricas e fortes ventos, impactando o fornecimento de energia em diversos municípios. Os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. No pico do temporal, na quinta-feira, 419 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Com o trabalho das equipes da RGE já foi possível normalizar o fornecimento para 87,8% dos clientes e a empresa segue totalmente mobilizada para restabelecer os 51 mil clientes que seguem sem energia, no menor prazo possível. No momento, os municípios mais afetados são Santo Ângelo, Santana do Livramento, São Gabriel, Canoas, São Francisco de Assis e Gravataí.


Correio do Povo
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