Morre a escritora Gelsa Verdum em Uruguaiana

Morre a escritora Gelsa Verdum em Uruguaiana

Escritora foi uma das precursoras da literatura infantil no município

Fred Marcovici

Gelsa deixa os filhos Gilberto, Guilherme e Humberto, noras e netos

publicidade

Morreu nesta quarta-feira, a escritora uruguaianense Gelsa Soares Verdum, aos 87 anos. Ela deixa farta produção literária dedicada às crianças. Em 2019 celebrou os 20 anos de lançamento da primeira obra de literatura infantil, com uma cerimônia no Clube Comercial de Uruguaiana.

Gelsa cursou Licenciatura em Ciências Sociais na PUC - Porto Alegre. Fez especialização em Pedagogia e Orientação Educacional na PUC de Uruguaiana. Além disso, foi alfabetizadora durante vários anos.

A escritora também foi responsável pela implantação dos Serviços de Orientação Educacional nas escolas: Elisa Ferrari Valls, Romaguera Corrêa, CNEC e Colégio Metodista União e professora de Sociologia Geral e Sociologia da Educação da Faculdade de Filosofia de Uruguaiana.

Desde cedo esteve sempre ligada às atividades artísticas e culturais da cidade, colaborando nos jornais com crônicas e poesias. Integrou o grupo responsável por reativar a Academia Uruguaianense de Letras em 2006, cuja fundação é de 1957.

Gelsa deixa os filhos Gilberto, Guilherme e Humberto, noras e netos. Está sendo velada na Biblioteca Pública Municipal e o sepultamento acontece às 17h desta quinta-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895