Morre um dos mais antigos leitores do Correio do Povo, Rudi von Saltiél

Morre um dos mais antigos leitores do Correio do Povo, Rudi von Saltiél

O professor foi enterrado com um exemplar do jornal

Correio do Povo

publicidade

Faleceu neste mês de outubro o professor Rudi von Saltiél, aos 86 anos, assinante e leitor diário do Correio do Povo. O político foi enterrado no município de Caraá, onde residia há muitos anos, com alguns de seus objetos preferidos: chapéu, rádio a pilha e um exemplar do Correio do Povo.

“Certamente, foi um dos assinantes mais antigos do Correio do Povo. Meu avô, que hoje teria mais de cem anos, já era assinante do jornal”, conta a Rossana von Saltiél, filha de Rudi. Lia o jornal de "cabo a rabo". Suas editorias favoritas eram política e esporte, em especial os textos sobre futebol.

Em Caraá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o prefeito Magdiel Silva decretou luto oficial de três dias. “Meu pai foi um homem de destaque em seu município e no estado do Rio Grande do Sul, contribuindo imensamente com suas ideias, sua liderança, sua vocação educacional e política”, elogia a filha.

Von Saltiél foi vereador por dois mandatos em Santo Antônio da Patrulha, sua cidade natal, além de ter trabalhado em diversas escolas gaúchas, entre elas: escola Marçal Ramos no Caraá, onde foi diretor, Colégio Agrícola de São Leopoldo, Instituto Rio Branco de São Leopoldo e em uma escola de Portão, onde foi professor. Foi atuante no Centro de Professores Gaúchos de Porto Alegre e na Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea).

Formado em História/Ciências Sociais pela Unisinos, participou do projeto Rondon. Teve cinco filhos do primeiro casamento e quatro filhos do segundo casamento. “Homem de bem, pai amoroso, professor estimado pelos alunos, amigo leal, sempre alegre e vendo o lado positivo das situações”, homenageia Rossana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895