MPT notifica Hospital Centenário de São Leopoldo

MPT notifica Hospital Centenário de São Leopoldo

O documento prevê 112 providências que envolvem a saúde e segurança de 787 funcionários

Stephany Sander

O MPT realizou operação surpresa no hospital esta semana

publicidade

O Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou na manhã desta sexta-feira a Fundação Hospital Centenário, de São Leopoldo, para que sejam adotadas 112 providências que envolvem a saúde e segurança de seus 787 funcionários. A notificação é resultado de uma operação surpresa realizada na instituição na terça-feira (12), quando equipes averiguaram itens como ergonomia, saúde dos trabalhadores, dimensionamento de pessoal, segurança e habilitação dos profissionais.

Entre as recomendações feitas à instituição estão o armazenamento correto dos resíduos gerados no hospital e dos medicamentos destinados aos pacientes e a higienização de locais coletivos, bem como a colocação de álcool gel para profissionais e pacientes. Também foi solicitada a readequação urgente das instalações do gerador elétrico, devido ao risco de incêndio, a adequação do piso por onde trafegam macas e cadeira de rodas, em razão do risco de acidentes, além da aplicação de práticas de desinfecção e esterilização de materiais e a qualificação da limpeza dos ambientes hospitalares.

Um termo de ajuste de conduta (TAC), evitando imediato ajuizamento de ação civil pública, deve ser firmado entre MPT e Fundação Centenário, que receberá, em um prazo de 30 dias, o relatório com os pedidos. 

Em nota, a prefeitura informa que, nesta semana, a Fundação Hospital Centenário recebeu a força-tarefa para Adequação das Condições de Saúde e Segurança no Trabalho, operação que vem sendo realizada desde 2016 pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), nos hospitais gaúchos. "Na manhã desta sexta-feira, dia 15, a equipe fez um relato inicial do trabalho à Administração da instituição, que é o 9º hospital a receber a operação do MPT. O relatório completo, no entanto, será entregue no prazo de 30 dias."

O comunicado diz ainda que, apesar da já divulgada crise financeira enfrentada pela instituição, devido à insuficiência de recursos, nos próximos dias, será montado um plano de trabalho que buscará atender às primeiras recomendações recebidas no relatório preliminar entregue nesta sexta-feira.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895