Mudança de vida: designer inicia viagem pelo Brasil na companhia da cadela Nina

Mudança de vida: designer inicia viagem pelo Brasil na companhia da cadela Nina

Nando Martins vai percorrer o país e desbravar as cidades brasileiras

Felipe Samuel

Dupla vai desbravar o litoral brasileiro pelos próximos seis meses

publicidade

Um ano após romper a sociedade em uma agência de publicidade e superar uma crise de depressão durante a pandemia de Covid-19, o designer Nando Martins, 30, decidiu transformar a sua vida. Na companhia da vira-lata Nina, 3 anos de idade, ele decidiu desbravar o país a bordo de uma caminhonete Subaru Forester. Adaptado com uma cama, fogão e gaveteiros, o Suv de cor prata será a principal acomodação dos viajantes pelos próximos seis meses, período estimado para cumprir a sua missão.  

Sob olhar atento dos pais, Reinaldo e Marisa Cristante Martins, o designer arrumava na manhã desta quarta-feira os últimos detalhes dentro do veículo. Com tudo pronto, deixou a casa dos pais, localizada no bairro Três Figueiras, às 10h, e deu início a aventura, que ainda não tem um roteiro definido. Mesmo com uma vida confortável, decidiu abandonar o meio publicitário para realizar uma transição de carreira: criador de conteúdo. 

“Agora está caindo a ficha de que a coisa está acontecendo. Já venho me preparando faz alguns meses com a ideia de sair e de me preparar para isso. Mas agora com o carro todo pronto e toda a minha vida empacotada dentro de um carro, está sendo um momento interessante, peculiar. Estou muito feliz com tudo isso”, afirmou, minutos antes de pegar a Freeway. A primeira parada seria em Torres, no Litoral Norte, onde encontraria com uma amiga.

No mesmo dia, ele iria até Santa Catarina. Entre as praias que podem entrar no itinerário estão Garopaba, Pinheira e Guarda do Embaú. “Talvez eu vá para algum desses lugares”, destaca. Martins recorda que precisou de um ano para amadurecer a ideia e mais dois meses para conseguir “empacotar a minha vida” e sair em viagem. “Trabalhei bastante tempo na área da publicidade atendendo marcas, mas cheguei num momento onde quero produzir as coisas para mim, do jeito que gosto, do jeito que acredito. E acho que essa profissão criador de conteúdo possibilita que a gente tenha uma liberdade um pouco maior”, diz. 

O jovem, que nasceu em São Paulo, mas reside há 20 anos na Capital, explica que se preparou financeira e psicologicamente para enfrentar a viagem. Conforme Martins, muitos amigos admitiram que não teriam a mesma coragem do designer para encarar tanto tempo de estrada sozinho. “É a primeira vez que estou fazendo isso sozinho, com a minha cachorra Nina, mas acho que é um desafio que eu estava louco para enfrentar”, afirma. Depois de passar quase uma década na área da publicidade e lidar com os efeitos psicológicos provocados pela pandemia, ele decidiu mudar de vida.

“A pandemia fez todo mundo se questionar de diversas maneiras, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Comigo não foi diferente, eu me reconsiderei várias vezes, em várias situações, e fui percebendo cada vez mais as coisas que eu não quero fazer. Acho que isso é muito importante também. Além de descobrir o que a gente quer fazer, a gente descobrir o que a gente não gosta e faz mal. Esse período da pandemia e pós-pandemia, em 2021, foi um período importante para mim para descobrir o que eu não gostava e o que estava me fazendo mal”, avalia.

De acordo com Martins, o principal objetivo da viagem é justamente conhecer novas pessoas e lugares. “Quando a gente está viajando sozinho está muito aberto a conhecer novas pessoas que, eventualmente, vão estar na mesma situação que a gente, mas também têm uma bagagem completamente diferente, de viver em outro lugar, de ter nascido em outro lugar, e isso é também uma parte muito rica de estar fazendo essa viagem”, afirma. Entre os destinos estão Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. “Depois disso já não sei exatamente quais lugares vou”, completa.

No Rio de Janeiro, a ideia é explorar locais que ainda não conhece, como Arraial do Cabo. “Tem algumas praias antes da cidade do Rio de Janeiro que quero conhecer. Acho que o Rio de Janeiro também é muito rico nesse sentido, de praias, lugares, natureza. Estou louco para conhecer”, garante. Apesar de contar com o carro adaptado, Martins também pretende alugar “uma casinha”, em lugares com pouco mais de tranquilidade. O que mais o preocupa é ter que trocar o pneu do carro na estrada. Isso porque a estrutura montada para a cama fica em cima do estepe.

“Sei que isso em algum momento vai acontecer, estou preparado para isso. Desenvolvi uma maneira de levantar a estrutura de madeira e acessar o estepe. Efetivamente não fiz isso ainda. A primeira vez vai ser feita na estrada, mas sei o que preciso fazer”, garante. Martins vai registrar toda a aventura nas redes sociais, por meio da conta @nandomrtns no Instagram, TikTok e YouTube. “A ideia é produzir conteúdo semanalmente no Youtube, em especial, porque gosto muito da plataforma e acredito muito que é possível ter uma vida e uma carreira a partir da criação de conteúdo”, ressalta. 

A experiência na estrada também poderá resultar em livro. Ele não descarta a possibilidade de se transformar em um influenciador digital. “Acredito que estou indo nesse sentido, não exatamente de ser influenciador digital e que necessariamente as pessoas têm que me seguir, mas quero produzir meu conteúdo e tenho certeza que tem muita gente no Brasil que gosta de assistir, acompanhar e estar por dentro. Aprendi muitas coisas através da internet, mesmo as técnicas de fotografia, vídeo, através do Youtube e de outros criadores de conteúdo. Acredito nessa ferramenta numa maneira de passar conhecimento adiante também”, afirma.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895