Mudança na coleta em Porto Alegre não impede problemas em contêineres de lixo

Mudança na coleta em Porto Alegre não impede problemas em contêineres de lixo

Segundo Prefeitura, empresa responsável deverá seguir com cronograma de trocas

Felipe Faleiro

Na Aureliano de Figueiredo Pinto, bairro Menino Deus, objeto está sem tampa

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Próximo ao feriado de 20 de Setembro deste ano, a empresa Conesul assumiu o serviço de coleta automatizada de resíduos na área central de Porto Alegre, depois da chamada 'crise dos contêineres', que provocou a rescisão de contrato com o Consórcio Porto Alegre Limpa. Mesmo após a troca, o que se vê é ainda um cenário preocupante, com tonéis estragados, sem tampas, alças e ainda algum lixo espalhado no entorno.

Ao menos três contêineres apresentavam problemas na manhã desta sexta-feira: na esquina da Aureliano de Figueiredo Pinto com a travessa Pesqueiro, no bairro Menino Deus, um deles estava sem tampa ou alça. Tanto no cruzamento da Lopo Gonçalves com a Lima e Silva, na Cidade Baixa, e da Duque de Caxias com a Bento Martins, no Centro Histórico, não haviam tampas. Em outros pontos, os moradores comentam que temem o risco de contaminação, em razão da falta de alças.

Na metade deste ano, a detecção de falhas no serviço fez com que houvesse a intenção de quebrar o contrato com a Porto Alegre Limpa, que, inicialmente, atendia aos lotes 1 e 2 da coleta automatizada, correspondentes a 18 bairros. O contrato foi, de fato, rompido unilateralmente em fevereiro deste ano. A Conesul passou a operar apenas no lote 2, mas, dois meses depois, a Prefeitura retomou a totalidade do serviço com a Porto Alegre Limpa, antes de rescindi-lo novamente em setembro. 

Conforme a Prefeitura, a nova empresa deverá recolher os resíduos diariamente, e não de maneira alternada, como ocorre na maioria dos bairros atendidos. Também deve haver um acréscimo de 140% no número de equipamentos nas vias públicas, para um total de 6 mil. Procurada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) disse que o problema de recolhimento de resíduos foi resolvido com a troca da empresa prestadora do serviço, via contrato emergencial.

“A coleta automatizada está sendo realizada em todos os roteiros e horários determinados pelo DMLU”, garantiu a SMSUrb, acrescentando que os contêineres informados pela reportagem estão no cronograma de troca dos próximos 30 dias. O prazo para substituição de todos os contêineres de Porto Alegre é de 60 dias, na segunda etapa do serviço, ainda conforme a SMSUrb. Até o momento, em que metade deste tempo já está transcorrido, cerca de 1,5 mil já foram trocados, e restam ainda 900, cuja troca pela empresa terceirizada deve ocorrer no restante do período. 


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