Mudanças nas linhas de ônibus de Alvorada causam confusão entre usuários

Mudanças nas linhas de ônibus de Alvorada causam confusão entre usuários

Empresa justifica que alterações foram necessárias em razão da queda no número de passageiros

Fernanda Bassôa

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As alterações na tabela de horários e mudança de rotas do transporte coletivo municipal de Alvorada, que passaram a vigorar nesta semana, são alvo de reclamações dos usuários. Neide Pinto de Souza, 26 anos, conta que as mudanças deixaram os passageiros confusos. “O ônibus que há anos eu pegava em um mesmo lugar, agora, eu preciso embarcar do outro lado da rua. Há muita gente reclamando.” Aurora Pasquim da Mata, 42, diz que foi pega de surpresa e que a divulgação sobre as alterações foi insuficiente. “Os trajetos estão mais curtos. Tem casos em que precisamos pegar dois ônibus. O pessoal não gostou disso. Deveríamos ter sido consultados”, disse Aurora.

O assessor administrativo da Viação Alvorada, Ronaldo Antunes, empresa responsável pelo transporte coletivo no município, informou que as alterações foram necessárias devido a viagens longas e com muitas voltas. “Tínhamos sete linhas e elas foram divididas em 11, atendendo aos principais pontos de interesse da população na cidade. É importante salientar que nenhuma linha foi extinta, todas foram redimensionadas para atender uma determinada quantidade de bairros e todas levando até o centro.” 

Antunes explica que desde 2016 a empresa apresenta queda no número de passageiros pagantes, chegando ao final de 2018 com 32% de queda acumulado nos 3 anos. “Em 2019, a queda já acumula 18% o que levou a empresa a readequar a quantidade de horários junto à demanda existente. Porém, a empresa se comprometeu com a Secretaria dos Transporte de adequar acrescentando mais algum horário se for necessário.” Ele relata que a alteração era para ter ocorrido em 2017, porém, foi solicitado pela Câmara de Vereadores audiências nos bairros, que foram feitas pela Secretaria dos Transportes e representantes da empresa. Esclarecimentos e reclamações devem ser feitos pelos telefones: (51) 3443-3394, (51) 3443-3395, 0800 510 4790.


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