Municípios articulam ações preventivas diante do novo alerta de temporais

Municípios articulam ações preventivas diante do novo alerta de temporais

Equipes da Defesa Civil estão mobilizadas para minimizar possíveis transtornos que venham ocorrer em razão das mudanças no clima

Fernanda Bassôa

Trabalho de desassoreamento do arroio João Corrêa, junto à Casa de Bombas do bairro Vicentina, em São Leopoldo, faz parte do programa de prevenção às cheias

publicidade

Diante do novo alerta emitido pelo Governo do Estado sobre o risco de fortes chuvas, com rajadas de ventos, que devem atingir diversas regiões do Rio Grande do Sul entre esta terça-feira e a próxima quinta, os Município preparam ações preventivas e colocam em prática os planos de contingências para minimizar possíveis transtornos que venham ocorrer em razão das mudanças no clima.

Em São Sebastião do Caí, a equipe da Defesa Civil esteve reunida para definir o plano de contingência e agir prontamente. Entre as ações estão as medidas periódicas do nível do Rio Caí a partir do início das chuvas e a divulgação de boletins nas redes sociais e oficiais da Prefeitura. Equipes também estarão de prontidão para realizar a remoção de famílias atingidas, caso haja elevação relevante do Rio Caí. Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Obras estará a postos para auxiliar no atendimento a possíveis transtornos.

Em Montenegro, a Defesa Civil vem acompanhando com atenção os boletins emitidos pela Sala de Crise do Estado e a previsão de fortes chuvas é uma preocupação real. Desde segunda-feira equipes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Serviços Urbanos e outros setores da Prefeitura estão mobilizados para em caso de necessidade, atender a população. Neste momento há uma atenção especial para a oferta de lonas em caso de destelhamento de residências e empresas. Existem vários veículos sendo abastecidos com metragem de lonas para dar uma pronta-resposta à população.

Ao mesmo tempo, segundo informou o Executivo, a Defesa Civil acompanha os indicadores de elevação do nível do Rio Caí para em caso de inundação também fazer o resgate e a remoção das famílias que moram nas áreas ribeirinhas. As atividades esportivas que ocorreriam nesta semana no Ginásio Domingos do Santos foram todas suspensas para que, em caso de necessidade, o local possa ser transformado em abrigo.

Em São Leopoldo, o prefeito Ary Vanazzi se reuniu com as equipes da Defesa Civil, Meio Ambiente, Assistência Social e com representantes do Semae para articular ações diante das previsões de novo temporais. “Toda cidade tem nossa preocupação, mas os bairros Vicentina, Paim, Feitoria são os que mais apresentam problemas em dias de chuvas intensas. É preciso que as famílias estejam em alerta e se preparem para esta mudança no clima.” Segundo o prefeito, as casas de bombas estão todas funcionando plenamente. “Recentemente realizamos a limpeza do arroio Gauchinho e desde o início desta semana estamos atuando na drenagem do arroio João Correia, na Vicentina.”

Em Taquara, o Grupo de Ação Emergencial, composto de representantes de diversas secretarias, órgãos de segurança, (como bombeiros e polícia) e Defesa Civil do Município segue monitorando a situação climática e estão de prontidão para eventuais transtornos que possam ocorrer na cidade. A Prefeitura de Sapiranga alertou a população sobre a instabilidade que atingirá o Estado, através dos canais oficiais e informou que as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos estão de prontidão para auxiliar a população.

Além disso, manutenções periódicas têm sido realizadas por toda a cidade como limpeza de bueiros, capinas e recolhimento de entulhos, a fim de evitar alagamentos. Em Estância Velha, diante do alerta de temporal, a Defesa Civil está revisando todos os córregos e arroios e vai deixar equipes (junto com Obras e outras secretarias) de prontidão. Ações estão sendo alinhadas juntamente com o Gabinete do Prefeito em casos de desastres.

O coordenador da Defesa Civil de Sapucaia do Sul, André Câmara, informou que está com o efetivo mobilizado, com equipamentos e veículos para suporte. E realizando o monitoramento da previsão do tempo. Havendo necessidade, será acionado o plano de contingência que integra diversas secretarias do município. Em Viamão seguem os trabalhos rotineiros de limpeza de valos e arroios, que tem se mantido sempre uma rotina nos principais pontos da cidade. Os bairros que recebem mais atenção das autoridades são Augusta, Cecilia e Fiuza.

A Prefeitura de Canoas está em estado de alerta e por meio de um plano de ação buscará minimizar os possíveis transtornos causados pelas chuvas volumosas e temporais previstos. Desde domingo, as equipes de Obras, Subprefeituras e outros departamentos estão nas ruas realizando trabalhos preventivos de limpeza em redes de escoamento de água em diversos bairros da cidade. Na segunda-feira, o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, assinou uma ordem de início de obras de manutenção, conservação, limpeza e extensão da rede de microdrenagem pluvial da cidade. O investimento para modernização da infraestrutura e que ajudará no escoamento da água é de quase R$ 9 milhões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895