Municípios combatem a proliferação do mosquito borrachudo na Serra

Municípios combatem a proliferação do mosquito borrachudo na Serra

Larvicidas serão aplicados nas comunidades e riachos

Celso Sgorla

Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que os agricultores tomem diversas medidas

publicidade

Municípios da região da Serra realizam, neste sábado, mais uma ação de combate a proliferação do mosquito borrachudo. Em Flores da Cunha a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) informa que será feita a segunda aplicação do biolarvicida BTI em riachos do interior do município. O produto biológico é utilizado no controle do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e aos animais aquáticos. Conforme o cronograma, a terceira e última aplicação está programada para o dia 10 de abril, sempre obedecendo a um intervalo de 15 dias. Em caso de chuva a ação deve ser realizada posteriormente.

O município de Farroupilha também realiza, neste sábado, a segunda aplicação do larvicida biológico BTI. Uma terceira e última aplicação do produto está programada também para o dia 10 de abril. As aplicações são efetuadas em cerca de 47 comunidades do município. A prefeitura adquiriu 305 litros de BTI para as três aplicações.

Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que os agricultores mantenham a pocilga e o estábulo longe dos rios ou riachos para que eles não fiquem contaminados com os dejetos; evitem o desmatamento e replante trechos destruídos, preservando os inimigos naturais do borrachudo e para impedir o deslocamento dos borrachudos; só utilizem agrotóxicos com orientação técnica e evite, ao máximo, a contaminação de riachos; evitem a pesca e a caça e não mate os predadores dos borrachudos e verifiquem a situação de esgotamento sanitário da sua residência para evitar a proliferação do inseto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895