Municípios do Vale do Rio Pardo querem reativar ambulâncias do Samu

Municípios do Vale do Rio Pardo querem reativar ambulâncias do Samu

Veículos estão parados desde 2017, quando a frota foi renovada e ficaram como reserva

Otto Tesche

Municípios do Vale do Rio Pardo querem reativar ambulâncias do Samu

publicidade

As prefeituras de Vera Cruz e Sinimbu aguardam autorização do Estado para reativar duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender demandas das secretarias municipais da Saúde. Os veículos estão parados desde janeiro de 2017, quando as prefeituras de Candelária, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Sinimbu e Vera Cruz tiveram a frota renovada e os veículos antigos ficaram para reserva técnica. Desde então, prefeitos tentam liberar o uso dos veículos.

Candelária já conseguiu a liberação. O prefeito Paulo Butzge entregou ofício pessoalmente no ano passado ao então secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. “Estava demorando para sair uma resposta, então marquei uma reunião com o secretário, entreguei pessoalmente e recebemos a aprovação imediata.” Ele garante que a falta de veículo reserva não é problema, pois a ambulância do Samu roda menos do que as municipais e passa por manutenções.

Sinimbu e Vera Cruz já enviaram documentação para poder usar os veículos antigos. A secretaria de Saúde de Encruzilhada do Sul informou que está providenciando os documentos e também fará a solicitação. Já o secretário de Saúde de Rio Pardo, Augusto Pellegrini, afirmou que o veículo deverá permanecer como reserva técnica. Conforme a 13º Coordenadoria Regional de Saúde, o uso está sendo liberado para todas as cidades que encaminham o pedido. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895