Museu da FEB foi arrombado na madrugada desta segunda em Caxias do Sul

Museu da FEB foi arrombado na madrugada desta segunda em Caxias do Sul

Cápsulas de armamento leve, produtos de limpeza e fotografias foram alguns dos itens furtados do local

Celso Sgorla

Museu foi arrombado e itens foram furtados do local

publicidade

O Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial (FEB) de Caxias do Sul foi arrombado na madrugada desta segunda-feira e itens foram furtados do local. Entre eles está toda a reserva técnica do local, que continha morteiros, granadas, cápsulas de armamento leve, como fuzil, cápsula de tanque, réplicas de armamento e armamento originais, todos desativados, além de produtos de limpeza, cafeteiras, micro-ondas, fiação elétrica e fotografias.

Na manhã desta segunda-feira, a equipe da Guarda Municipal esteve no local e o boletim de ocorrência já foi encaminhado pela direção do Museu junto à Polícia Civil. O diretor da Divisão de Museus esclarece que as munições furtadas estavam todas desativadas.

“Tudo o que foi furtado nesta madrugada no Museu da FEB tem um grande valor histórico, porém as munições e réplicas são todas antigas e desativadas, o que não configura um risco à comunidade. Porém, o valor cultural é inestimável. Vamos, ao longo do dia, quantificar tudo o que foi retirado do Museu”, explicou Itamar Ferretto Comaru.

O pavimento onde estavam armazenados os itens não conta com sensor de movimento. O monitoramento no local é feito por alarmes. Um servidor da Guarda Municipal será deslocado ao espaço no período da noite para reforçar a segurança.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895