Museu de Novo Hamburgo reabre as portas após mais de um ano fechado

Museu de Novo Hamburgo reabre as portas após mais de um ano fechado

Data foi escolhida em comemoração ao Dia da Imigração Alemã no Vale do Sinos

Stephany Sander

Espaço constitui uma das maiores pinacotecas do mundo com distintas obras de um mesmo artista

publicidade

Um dos maiores patrimônios culturais e que traz a história de Novo Hamburgo reabriu as portas neste domingo. Fechada ao público desde março do ano passado, quando houve o início da pandemia da Covid-19, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel voltou a receber turistas e moradores da cidade. A data foi escolhida em comemoração ao Dia da Imigração Alemã no Vale do Sinos.

O museu, instalado em um prédio histórico na rua General Osório, no bairro Hamburgo Velho, possui três andares com peças em pinturas, esculturas, desenhos e partituras musicais, de acordo com as diferentes fases do artista Ernesto Frederico Scheffel. O espaço constitui uma das maiores pinacotecas do mundo com distintas obras de um mesmo artista. O prédio, que foi doado a instituição, foi revitalizado entre 1974 e 1978, e entregue a Scheffel. O fundador, pintor e artista faleceu em 16 de julho de 2015.

Em meio ao fechamento e a pandemia, o curador do museu, Ângelo Renheiner, teve a brilhante missão de organizar todo o arquivo histórico da Fundação e, além disso, organizar as novas modernizações que seriam feitas no prédio. A Fundação Scheffel teve salas pintadas, iluminações trocadas e equipamentos antigos com ainda mais manutenção para novas apresentações, em um futuro próximo - como o piano Yamaha, clássico patrimônio da Fundação. Além disso, o histórico prédio da Casa Schmitt Presser, situado ao lado do imóvel, também recebeu uma nova pintura em seu interior, além de mais arquivos históricos expostos.

Ambos os museus têm entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A partir de agosto, o último final de semana de cada mês também será de funcionamento, das 11h às 17h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895