Museu Farroupilha reabre as portas para visitação em Piratini

Museu Farroupilha reabre as portas para visitação em Piratini

Local receberá até setembro nova coleção com quase mil peças relacionadas ao período da revolução

Correio do Povo

Acervo atual do museu conta com 700 peças

publicidade

O Museu Histórico Farroupilha, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no município de Piratini, reabriu as portas ao público neste domingo. A retomada das visitações ocorre de acordo com os protocolos de higiene exigidos pelo governo do Estado, observando orientações como o distanciamento entre os frequentadores e o uso de álcool gel nas dependências do museu por conta da pandemia do novo coronavírus.

A instituição ficou um período sem visitação devido a melhorias em seu mobiliário expositivo e no próprio prédio. Agora, retorna suas atividades com uma exposição temporária sobre a Revolução Farroupilha.

Para setembro, em alusão às comemorações do mês farroupilha, já está programada a chegada da Coleção TcheVoni. São quase mil peças, entre livros, espadas, balas de canhão, documentos, moedas e itens comemorativos do período farroupilha doados por Volnir Júnior dos Santos, conhecido nas redes sociais como Tchê Voni.

O acervo é fruto de mais de uma coleção de 20 anos e foi doado em 2019 para o Museu Farroupilha pelo colecionador, que é gaúcho, mas reside no Rio Grande do Norte. A chegada da coleção ao museu representará uma espécie de reinauguração da instituição, já que o número de itens é mais que o dobro do acervo atual, contabilizado em 700 peças.

O museu está localizado na rua Coronel Pedroso, 77, e recebe visitas de terças as sextas-feiras, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 14h30 às 17h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895