Mutirão marca retomada da retirada de fios soltos dos postes de Porto Alegre

Mutirão marca retomada da retirada de fios soltos dos postes de Porto Alegre

Força-tarefa na rua Ramiro Barcelos envolveu Prefeitura, CEEE Grupo Equatorial e empresas de telefonia nesta sexta

Felipe Faleiro

Equipes retiraram fios emaranhados na rua Ramiro Barcelos

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre retomou na manhã desta sexta-feira, na rua Ramiro Barcelos, bairro Independência, a retirada de fios soltos dos postes, após o temporal que devastou a cidade há dez dias. Um mutirão voltado à remoção da fiação de telefonia envolveu a CEEE Grupo Equatorial, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e companhias de telecomunicações. O prefeito Sebastião Melo acompanhou os trabalhos.

Antes do temporal que devastou Porto Alegre, a ação já ocorreu na rua Lima e Silva e avenida João Pessoa. “Esta é uma ação para poder embelezar e melhorar a vida da cidade para as pessoas. Os fios soltos nos trazem dois grandes problemas, o da insegurança, ou seja, pode haver um acidente se uma pessoa enrolar em algum fio energizado, e também isto enfeia a cidade, causa uma tragédia estética. Estamos fazendo aquilo que as operadoras deveriam fazer. Assim, criamos uma parceria com a CEEE Grupo Equatorial e vamos prosseguir”, afirmou Melo.

Segundo ele, o trabalho iniciado em uma determinada via deverá prosseguir até o final da mesma. Outra ação salientada pelo prefeito foi a logística dos fios removidos, assunto que o deixa “muito descontente”. “Tentei (falar com as empresas) e não compareceram, e espero que deem um destino final a estes fios. Hoje, a Prefeitura, além de retirar, temos que destiná-los. Espero que, nos próximos dias, eles nos apresentem uma proposta para a logística reversa”, salientou.

O gerente de obras da CEEE Grupo Equatorial, Sérgio Appel, observou que a companhia está mapeando pontos em Porto Alegre onde há um grande número de cabos soltos, como a Ramiro, entre as ruas Castro Alves e a Mostardeiro, trecho considerado por ele como um “grande concentrador de operadoras de telefonia”. “A população está muito satisfeita, porque estamos eliminando qualquer risco de acidentes, ou seja, é segurança para todo mundo”, comentou Appel.

Fora deste mutirão, a CEEE Grupo Equatorial realiza as remoções às sextas-feiras e sábados em parceria com a SMSUrb, que, por sua vez, faz as retiradas também nas segundas e quartas. Para o presidente da Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet (Internetsul), Fabio Badra, a entidade, além de acompanhar as remoções, busca implementar em Porto Alegre o Movimento Poste Limpo, que já funciona no interior do estado e busca padronizar a organização das fiações das companhias.

“Estamos presentes aqui também para conversar com o prefeito no sentido de que podemos colaborar, e muito, com este trabalho. Ela basicamente cria uma cultura da cooperação entre as empresas que operam em determinadas cidades, com mediação do município. O objetivo é remover os cabos que oferecem risco à vida e que estão em desuso”, comentou Badra. Na próxima segunda-feira, a força-tarefa ocorre na rua José do Patrocínio, e, na sequência, as ruas da República, João Alfredo e a avenida Venâncio Aires, na Cidade Baixa, receberão os serviços, todas no bairro Cidade Baixa. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895