Mutirão retira lixo do rio Uruguai em quatro cidades gaúchas
capa

Mutirão retira lixo do rio Uruguai em quatro cidades gaúchas

Iniciativa mobilizou 300 pessoas

Por
Correio do Povo

Mutirão mobilizou 300 pessoas em quatro cidades gaúchas

publicidade

Mais de 4,5 toneladas de lixo foram recolhidas nessa terça-feira no rio Uruguai, nos municípios de Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Horizontina, além de El Soberbio, no lado argentino. Na quarta edição, o mutirão mobilizou 300 pessoas, 35 delas do país vizinho.

A iniciativa teve à frente a Associação Ambiental Ecológica de Pescadores e Amigos do Rio Uruguai (Amaparu), a Confraria do Peixe, a Associação das Três Ilhas e moradores da Linha Carretel, com o apoio das prefeituras das cidades da área abrangida. Segundo o vice-presidente da Amaparu, Antonio Afonso Granich, a ação ambiental binacional culminou com confraternização e distribuição de árvores nativas. 

Ele disse que 35 barcos foram utilizados e que entre os materiais retirados estão pneus, redes, de plásticos e embalagens de agrotóxicos. “Chamou atenção de todos o grande número de recipientes de agrotóxicos e venenos, de um e dois litros, vazios, retirados da água”, destacou. Conforme Granich, a quantidade de lixo certamente seria bem maior caso o rio não estivesse 2 metros acima do nível normal.