Mutirão social distribui 50 geladeiras no bairro Restinga, em Porto Alegre
Promovida pela CEEE Grupo Equatorial, ação ocorreu na comunidade Vida Nova, onde vivem 450 famílias
publicidade
Ao menos 50 residências foram contempladas hoje com novas geladeiras e lâmpadas mais eficientes e econômicas, em uma ação da CEEE Grupo Equatorial na comunidade Vida Nova, bairro Restinga, em Porto Alegre. O projeto E+ Comunidade está no local, onde vivem em torno de 450 famílias em situação de vulnerabilidade social, realizando também atualizações de dados, pedidos de novas ligações e cadastros na Tarifa Social de Energia Elétrica. Quem não recebeu o eletrodoméstico em um primeiro momento pode concorrer a ele em um sorteio.
Até esta terça-feira, as equipes visitam as residências, conferem a situação dos moradores e, se for o caso, disponibilizam um novo equipamento sem custos. “Estamos muito gratificados por fazer parte deste momento com a comunidade, repassar esta dignidade para eles. Qualidade de vida é quando eles podem tomar um banho, assistir a uma televisão, ter todo o suporte necessário em caso de falta de energia ou precisar de serviços assim”, afirmou uma das responsáveis pelo E+ Comunidade no Rio Grande do Sul, Júlia Andrade.
Conforme ela, em toda a área de concessão da empresa, estão sendo entregues 2,4 mil geladeiras. A comunidade, atualmente em processo de regularização de terras, está instalada na Estrada do Rincão há onze anos, e a luta pela chegada da energia elétrica no local levou uma década, contou a vice-presidente da Cooperativa Vida Nova, Zoé Otília da Silva Braz. “Estamos sendo muito bem atendidos. Faz pouco tempo que eles [CEEE] entraram aqui e colocaram a luz para nós. Houve alguns transtornos no começo, mas algo natural. Esta ação é algo muito positivo, e nos tornamos amigos destas pessoas”, disse Zoé.
Uma das contempladas foi a dona de casa Kethellyn Barcelos, que vive uma casa simples com o esposo e duas filhas. O pátio é de chão batido. A jovem tem uma geladeira antiga, que recebeu um selo, indicando que a mesma será trocada. A substituição do equipamento da jovem e dos demais agraciados deve ser feita nesta semana, segundo Júlia. “Vai me ajudar bastante. É mais economia para nós”, comemorou Kethellyn. Para aderir à ação, é preciso ser usuário da tarifa social e manter as contas de energia elétrica em dia.