Mutirões de consultas e procedimentos eletivos mostram reflexos em Santa Cruz do Sul

Mutirões de consultas e procedimentos eletivos mostram reflexos em Santa Cruz do Sul

As ações planejadas pelo setor da saúde melhoraram os números nas demandas por atendimento

Otto Tesche

publicidade

As filas de espera por consultas com especialistas e a realização de cirurgias e pequenos procedimentos eletivos sofreram uma redução significativa em Santa Cruz do Sul nos últimos meses, especialmente desde o final de julho, quando houve a liberação do Estado para estes procedimentos. Com a diminuição dos números da pandemia e, consequentemente, das internações hospitalares, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) consegue gradativamente normalizar os atendimentos na rede.

As ações planejadas pelo setor da saúde melhoraram os números nas demandas por atendimento, como os mutirões de exames e o aumento na oferta de consultas em algumas especialidades médicas. No mês de junho a fila de espera para consultas em uroginecologia contava com 341 pacientes e para reumatologia e traumatologia 743 pacientes cada. Hoje são respectivamente 169, 330 e 401 aguardando pelos atendimentos.

Na parte de exames, a fila que contava com 832 pacientes esperando para fazer eletrocardiogramas, caiu para 250, e a espera por tomografias passou de 600 para 134. Em relação às cirurgias ambulatoriais e pequenos procedimentos, a redução foi de 410 para 250. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, informou que nos próximos meses haverá um aumento de consultas via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Serão mais 340 consultas com reumatologista, mais 280 com hematologista, mais 370 com urologista, mais 425 com gastroenterologista e mais 325 com cardiologista.

A secretária explica que o setor também solicitou o aumento em outras especialidades, como traumatologia e dermatologia, de acordo com a demanda. Ela ressalta que, assim como foi intensificada a realização de ecografias mamárias e de mamografias, ao longo do Outubro Rosa, agora durante o chamado Novembro Azul haverá intensificação na liberação de exames de próstata e biópsias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895