“Não dá para desperdiçar nenhum copo sequer em Porto Alegre”, alerta Melo sobre falta de água
Segundo a prefeitura, apenas duas das seis estações de captação de água na capital estão funcionando no momento

publicidade
Em pronunciamento à imprensa no final da manhã deste sábado, o prefeito Sebastião Melo fez um apelo à população em face à possibilidade do desabastecimento de água na capital. Segundo ele, apenas duas das seis estações da captação de água de Porto Alegre estão funcionando. Além disso, a estação da Ilha da Pintada deve graves danos na estrutura e precisará ser reconstruída após a tragédia causada pelas chuvas no RS.
No apelo, Melo pede que os portoalegrenses evitem o desperdício de água nos próximos doas. “Nós teremos um problema sério de abastecimento de água em Porto Alegre. Estamos trabalhando fortemente para recuperar, mas quando o Guaíba está muito alto, não conseguimos captar. Não dá para desperdiçar nenhum copo de água sequer em Porto Alegre”, pediu o prefeito.
Para o diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, o grande problema está na dificuldade de captação da água, pois a maioria das estações está localizada nas proximidades do Guaíba. “A gente pede que a população economize água. Estamos fazendo um grande esforço para conseguir religar, principalmente o sistema São João, que abastece a zona Norte. Nas ilhas, teremos um período de abastecimento apenas por caminhão-pipa depois que a situação se normalizar”, completou.
Melo também informou que um dos abrigos criados pela prefeitura para atender os atingidos pela enchente do Guaíba já está sofrendo com o desabastecimento. O Centro Vida, que está acolhendo moradores da zona Norte, está com abastecimento apenas por caminhão-pipa. “Quem não tem reserva de água, já esta sem abastecimento em diversas regiões da capital. Neste momento, nós não temos todos os caminhões-pipa necessários, então vamos ter problemas. Se a estação do Belém Novo deixar de captar, aí sim vai parar tudo, pois não teremos mais de onde abastecer”, finalizou.