Nível da Lagoa sobe e alaga principais ruas do Centro Histórico de Rio Grande

Nível da Lagoa sobe e alaga principais ruas do Centro Histórico de Rio Grande

O vento é sul e a perspectiva é que a água da Lagoa dos Patos siga represando

Angélica Silveira

As docas do Mercado Público foi um dos locais que amanheceu seco, mas foi alagado novamente com o passar das horas.

publicidade

As docas do Mercado Publico que amanheceu sem água, voltou a encher ainda pela manhã. O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Rede Ebserh, construiu uma passarela provisória de madeira que liga a parte acadêmica da universidade ao hospital Santa Casa, devido a elevação dos níveis da Laguna do Patos, que estão atingindo as áreas costeiras, onde está localizado a instituição, que segue com consultas ambulatoriais suspensas, assim como exames e cirurgias eletivas, e novos agendamentos, por tempo indeterminado.

Conforme o boletim das 17h da Prefeitura, segundo a Praticagem da Barra o vento está sul, há 16 km/h, com a Lagoa dos Patos a 1,15 m e tendência a elevação. As três ilhas , dos Marinheiros, Torotama e Leonídio seguem como áreas de risco para alagamento, assim como a Vila da Quinta (devido ao arroio das Cabeças), o bairros Cidade Nova, da Avenida Portugal até a Lagoa; Cohab I e II, Buchholz a partir da Visconde de Mauá até a Lagoa); Miguel de Castro Moreira (a partir da Henrique Pancada); Rheingantz até o Saco da Mangueira; Vila Prado. O Centro Histórico, o Lar do Gaucho, ; Navegantes Zona Avenida Itália: Trevo e Bernardeth Zona Oeste Orla: São Miguel e São João; Bernardo Taveira até a Lagoa; Recreio e Profilurb; Barão de Santo Ângelo até a Lagoa; Vila Maria dos Anjos Zona Porto Novo: Vila Militar e Santa Tereza, Barra (nova e velha) e Mangueira. As principais ruas de acesso à Lagoa dos Patos, a Henrique Pancada, a Avenida Perimetral e as principais ruas do Centro Histórico estão bloqueadas para o transito devido os alagamentos.

A cidade tem seis abrigos funcionando: Esporte Clube Camponês, Ginásio do Lemos Junior, Ginásio Wanda Rocha , EMEI Vila da Quinta, Escola João de Oliveira Martins e o Abrigo Fábrica de Cordas - Direcionado exclusivamente a pessoas ou famílias atípicas. O número de pessoas fora de casa segue em 1.516 pessoas (principalmente população das ilhas). Com o auxílio da defesa civil 358 pessoas sairam de suas casas para as residência de amigos e parentes. As que não precisaram de auxílio são 1.070. O número de desabrigados chega a 114 .Foram resgatados 180 cavalos ,95 cachorros, 1 coelho , 1 chinchila e 56 gatos.

A Prefeitura pede a doação de água mineral, alimentos não perecíveis, roupas de cama e banho, itens de higiene, roupas/agasalhos, colchões, e gás de cozinha. Os itens podem ser entregues nos shoppings da cidade e na Secretaria do Cassino.

: A Prefeitura está cadastrando interessados em colaborar com doações de marmitas com alimentos prontos para consumo. No momento, ainda não há necessidade do preparo e fornecimento. O município irá entrar em contato com os voluntários conforme a demanda. Para demonstrar o interesse em contribuir, entre em contato pelo número(53) 99217-6336.

São José do Norte

A Prefeitura de São José do Norte informou, pouco antes das 17h que estão acontecendo alagamentos em ruas e localidades, causadas pelas elevação da Lagoa dos Patos. É recomendado que aqueles que moram a beira da Lagoa deixem suas casas por risco de alagamento.

Segundo a tábua instalada na Lagoa pelo Centro de Convívio Meninos do Mar, a medição era de 1,14m ás 16h e o vento sudoeste a 16km/h, o que ajuda a represar a água. O Ginásio Mario Malta, Escola João de Deus Collares (aceita animais) e Clube Sócrates seguem abrigando 102 pessoas e 65 animais (47 cachorros e 18 gatos). Por causa das condições da lagoa, a travessia de lancha entre Rio Grande e São José do Norte não estão ocorrendo por tempo indeterminado, já a travessia de balsa está com as duas empresas operando (Becker e f. Andreis). Uma passarela foi instalada ligando a hidroviária a calçada da rua Dr. Roque Alta Júnior. O tráfego segue interditado nas tuas próximas a Lagoa. Como a travessia é praticamente a única ligação da zona sul do Estado com Porto Alegre, a BR 101 requer atenção devido ao grande fluxo de caminhões e veículos. Os postos de saúde Carlos santos e Bujurú seguem funcionando até 15h45, já o pronto atendimento do hospital funciona 24 horas por dia. As aulas seguem suspensas na rede municipal. A Prefeitura pede doações de roupas intímas masculinas e femininas, meias, chinelo, calçados de inverno, roupa de cama, cobertor, colchões, travesseiros, kits de higiene e limpeza, que podem ser entregues na Secretaria de Transporte e Trânsito (Edgardo Pereira Velho, 635) ou no Projeto Rede, que fica nos fundos do Ginásio Mário Malta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895