Nível das águas baixam, mas municípios continuam em alerta

Nível das águas baixam, mas municípios continuam em alerta

Nas regiões Central e Carbonífera, ainda há pessoas fora de casa devido às inundações 

Caroline Garske

Em Triunfo, o nível do Rio Jacuí baixou, chegando a 4,87 metros

publicidade

Municípios das regiões Carbonífera e Central, que foram bastante atingidas, principalmente pela cheia do Rio Jacuí, continuam lidando com a situação de famílias que estão desabrigadas por conta das inundações. Em São Jerônimo, o nível do rio apresentou uma elevação no domingo e passou dos 5 metros. Cinco adultos e oito crianças precisaram ficar abrigadas em casas de familiares e no ginásio do Parque de Exposições. 

Banhado por dois rios, o Taquari e o Jacuí, o município de General Câmara também foi um dos mais afetados. Conforme o prefeito Helton Barreto, o nível das águas está descendo, mas de forma lenta. “Temos algumas pessoas fora de suas residências ainda, em torno de quatro famílias, porque as casas estão passando por reformas”, explicou.

Em Cachoeira do Sul, na região Central do Estado, o nível do Rio Jacuí na Barragem do Fandango era de 22,40 metros, segundo atualização feita na manhã desta segunda-feira. O nível normal do rio é de 18 metros, conforme a Defesa Civil. No município, ao todo, são 20 famílias desabrigadas, 118 desalojadas e 20 afetadas. Ainda de acordo com o órgão, 291 adultos, 152 crianças e 743 animais foram atingidos.  

Já em Triunfo, o nível do rio começou a baixar. No domingo, chegou a 5 metros e, de acordo com atualização realizada nesta segunda-feira, foram registrados 4,87 metros. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Vagner Pires Pinheiro, o acolhimento continua para quatro famílias desabrigadas, que estão em abrigo provisório no Parque Camboatá.

No município de Charqueadas, em torno de 15 pessoas de três famílias que foram removidas por conta das inundações seguem sendo atendidas pela Prefeitura no Campo Municipal. Além disso, outras 40 famílias continuam sendo monitoradas, pois residem em áreas de risco. A Defesa Civil de Charqueadas informou que, na madrugada de segunda-feira, o nível do Rio Jacuí chegou a 5,02, mas retrocedeu 12 centímetros na tarde de hoje.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895